Muitos idosos gastam um tempo significativo sozinhos. Ou ainda vivem em locais onde eles têm capacidade de socialização limitada. Uma investigação demonstrou que os robôs podem desempenhar um papel importante para as atividades sociais. Dessa forma, a tecnologia na assistência aos idosos se mostra muito positiva em seus experimentos até então.
Uma série de robôs – projetados especificamente para interagir com as pessoas mais velhas – têm sido testados para várias finalidades. Essas incluem: reabilitação e exercício, tranquilização e relaxamento para aqueles com doença de Alzheimer. Mas, sua principal função tem sido para entretenimento, com um benefício secundário de monitoramento para situações de emergência.
Adultos mais velhos nas redes sociais
As mídias sociais mudaram a face da Internet. A base de usuários de mais rápido crescimento para serviços como o Facebook são os “baby boomers”. Essa nomenclatura se refere aos norte-americanos na faixa de 55 a 60 anos e seus pais idosos. Também no Reino Unido os mais velhos tem assinado pacotes de Internet e a usam muito.
Dessa forma, a faixa etária que mais cresce em redes sociais, como o Facebook, é a dos adultos mais velhos. Isso porque a comunicação com outras gerações que migraram para outros lugares pode ser facilitada pela conectividade barata e pela videoconferência. Outra facilidade para essa conexão são os telefones. Que agora já vem sendo projetados com recursos que permitem que os ouvintes reduzam a velocidade com que eles ouvem um chamador.
Rede de apoio
Os grupos de apoio na web podem levar a um maior conhecimento do próprio estado de saúde. Dessa forma contribuem para a melhoria de bem-estar psicológico e da condição de saúde. Sabendo disso alguns hospitais incentivam seus pacientes de recuperação de longo prazo a acessar o Care Pages. Esse é um blog online que permite que os pacientes partilhem as suas experiências com um grupo seleto de amigos e familiares e recebam mensagens de apoio.
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.
Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.
Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: 26 de agosto de 2019.
Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: 27 de agosto de 2019.