Sentindo-se constantemente bravo, culpado?

Você já se perguntou por que é tão fácil de ser pego nos aspectos negativos da vida?

Uma vez que você começar a ver uma situação particular como “difícil”, é quase impossível vê-la como qualquer outra coisa. Sobretudo, quando se trata de circunstâncias extremamente exigentes, como cuidar de um ente querido idoso.

Não há dúvida de que ser um cuidador é uma responsabilidade esgotante. Mas, alguns especialistas acreditam que as comunidades científicas e de mídia estão fazendo esse papel mais difícil. Já que o retratam de forma consistente como desesperado e pessimista.

Stephen Post, Ph.D., diretor do Center for Medical Humanities, Compassionate Care and Bioethics at Stony Brook University, diz que a natureza sombria da linguagem em torno da cobertura de temas de cuidado faz uma grande injustiça aos cuidadores.

“A língua dominante é toda sobre a carga. Nós dizemos coisas como ‘o longo adeus’, ou, ‘ele / ela tornou-se uma casca’. Esforços devem ser feitos para ajudar os cuidadores a reconhecer, apreciar e celebrar momentos de revelação, continuando a auto identidade em seus entes queridos “, diz ele.

Experiência em ser cuidador de idosos

Ele próprio é um ex-cuidador. Post sabe muito bem os desafios inerentes aos cuidados de um ente querido idoso. Mas, ele também viu o lado positivo da prestação de cuidados. Como, por exemplo, as situações em que os cuidadores acham que suas vidas ganharam um renovado senso de propósito, ou significado, porque a eles têm sido dada a tarefa de cuidar dos seus familiares idosos.

Post está trabalhando em estratégias específicas para ajudar os cuidadores. Para que, dessa forma, se tornem mais conscientes dos aspectos encorajadores de suas interações com seus entes queridos. Já que atualmente não existem métodos definitivos para tal.

Consciência Atenta

Ter-se um plano global para cultivar a consciência na vida de um cuidador é importante. Visto que a jornada de cada cuidador é única. Post diz que grande parte da literatura sobre a prestação de cuidados a trata como uma experiência heterogênea. No entanto, em realidade, nada poderia estar mais longe da verdade.

Cada cuidador experimenta o cuidar sob uma forma diferente. Porque, cada um traz os seus próprios pensamentos, sentimentos, interpretações e vieses para a atividade.

Curso Leder

Escape, tendo Consciência Atenta

Então, onde é que isso leva ao cuidador que quer escapar de um hábito mental negativo?

É fácil para um cuidador tornar-se perdido na corrida de cuidar de seus entes queridos idosos. Marsha Lucas, Ph.D. e psicóloga que se especializou na neuropsicologia de relacionamentos, diz:

“Quando você está em um lugar que é tão difícil, é desafiador 24 horas nos sete dias da semana e sombrio, torna-se muito difícil, porque sua mente está constantemente repetindo a dificuldade. ”

Esta é uma razão pela qual os cuidadores podem ficar frustrados quando amigos e familiares bem-intencionados dizem para “apenas ser mais positiva”, ou sugerem que cantar um mantra irá automaticamente torná-los mais felizes.

Sobre a técnica

Lucas, outra ex-cuidadora, diz que essas técnicas são semelhantes a “tentar puxar-se pelo seu próprio esforço intelectual”. São susceptíveis de serem ineficazes no longo prazo. Isto porque elas não abordam a questão real: como a mente de um cuidador interpreta e responder ao seu ambiente.

De acordo com a psicóloga,  a chave para quebrar o ciclo de negatividade pode estar em uma técnica chamada “consciência atenta“.

Através da prática de Consciência Atenta, um cuidador pode utilizar uma das mais poderosas habilidades do cérebro. Sendo esta a capacidade de neuroplasticidade da mente para mudar a estrutura física das vias no cérebro.

Desenvolver a atenção plena envolve engajar-se em uma espécie de meditação voltada para ajudar uma pessoa a se reconectar com ela mesma.

Lucas diz que a atenção plena é “perceber o que está acontecendo com você. Pode ser tristeza, raiva, ressentimento, qualquer coisa. O que você está criando é espaço dentro de si mesmo para entender que a sua experiência e os seus sentimentos no momento (que são verdadeiros e reais), não são necessariamente tudo o que existe”.

O que exatamente é a Consciência Atenta?

Consciência Atenta significa prestar atenção ao momento presente. Para isso, estar ciente e sem julgamentos de seus pensamentos e sentimentos, bem como as sensações ao seu redor.

Tome algo tão simples como comer, por exemplo. Comer atentamente significa, conscientemente, estar ciente do processo de comer. Ou seja, deliberadamente perceber as sensações e nossas respostas a essas sensações. O que gostamos, a sensação de mastigação, os aromas  ou o que sentimos enquanto comemos.

Muitas vezes, nós comemos desatentamente. Estamos pensando em uma centena e outras coisas, estamos falando, assistindo TV ou lendo. Apenas uma pequena parte da nossa consciência é absorvida com a alimentação. Por isso, estamos apenas um pouco consciente das sensações físicas e ainda menos conscientes dos nossos pensamentos e emoções. O mesmo é verdadeiro para o cuidar.

A investigação sobre como os seres humanos usam seus cérebros mostrou que as pessoas que tendem a ter mais atividade no lado direito do seu cérebro são mais propensas a ter um estilo emocional. Isso significa que têm tendências para ser ansiosas, temerosas, negativas e esquivas. Por outro lado, as pessoas que têm mais atividade no lado esquerdo do seu cérebro são mais propensas a ter um estilo emocional, curioso, positivo.

O objetivo de cultivar o hábito de Consciência Atenta é ajudar uma pessoa a se tornar mais equilibrado. Isso é feito através da integração de ambos os lados do cérebro de uma forma mais equitativa.

Dicas para a prática da Consciência atenta pelos cuidadores de idosos

  • De cinco a dez minutos é tudo que você precisa. Lucas diz que é útil praticar diariamente por esse período de tempo. Tente encontrar uma maneira de ficar sentado confortável (a cadeira é uma boa opção, você não tem que sentar-se como um pretzel). Feche os olhos e tente se concentrar no momento. Observe a respiração, como o ar está entrando e saindo de seu nariz. Observe como seu corpo se sente conforme você se senta.
  • Periodicamente, apertar o botão de reinício. A fim de retreinar os caminhos neurais em seu cérebro, Lucas sugere ter um tempo, ao longo do dia, para fazer uma verificação com você mesmo. Isso não precisa levar mais do que um segundo ou dois. Apenas analise onde sua mente está e como você está sentindo. Se você achar que você está pensando sobre todas as coisas que você ainda tem que fazer, ou matutando sobre uma briga que você teve com o seu amado, tente gentilmente trazer sua consciência de volta para o que você está fazendo naquele momento. Lucas compara este ciclo de perceber seus pensamentos errantes e trazê-los de volta, a fazer um “exercício mental”, que irá ajudar a fortalecer as vias da Consciência Atenta do seu cérebro.
  • Lembre-se, está tudo bem divagar. Especialmente no início, sua mente vai vagar, e isso é bom. Lucas diz que a maioria das pessoas só levam alguns segundos antes de suas mentes divagarem para fora do momento presente. Nestas situações, lembre-se de ser gentil e compreensivo consigo mesmo.

Pratique!

Praticar a consciência não vai protegê-lo contra toda a negatividade. Mas, de acordo com Lucas, ao longo do tempo, pode melhorar a sua capacidade de controlar a resposta física do seu corpo. Isso em relação à ansiedade e raiva. Também vai ajudá-lo a ser mais resiliente emocionalmente, e aumentar a sua empatia por si mesmo e as pessoas ao seu redor.

Lucas vê apenas benefícios para os cuidadores de idosos que buscam se tornar mais consciente de seus pensamentos e emoções. Ela diz: “Consciência Atenta tira você fora do longo caminho em que foi treinado no modo de fazer as coisas. Ele permite a você trazer o melhor de você e trazer o melhor para o mundo. Não vai fazer o cuidar ser ensolarado e brilhante, mas vai lembrá-lo de sua própria vitalidade”.


David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: 26 de agosto de 2019.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: 27 de agosto de 2019.