A pneumonia é uma importante causa de mortalidade entre os idosos com 65 anos ou mais velhos. Na verdade, de acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), mais pessoas morrem anualmente de pneumonia do que de acidentes de automóvel. Apesar disso, muitos idosos e seus cuidadores não sabem todos os fatos sobre pneumonia, e, como resultado, podem estar em sério risco.

O Dr. William Schaffner, presidente eleito da Fundação Nacional de Doenças Infecciosas e presidente do Departamento de Medicina Preventiva da Vanderbilt University School of Medicine descreve abaixo os riscos sobre o impacto da pneumonia em idosos.

A pneumonia é uma infecção dos pulmões. A doença pode variar de ligeira a grave, e em alguns casos pode ser fatal. Embora a pneumonia seja contagiosa, nas pessoas mais velhas a principal forma adquiri-la é de si mesmos. “Todos nós transportar bactérias na garganta e nariz. Idosos frágeis muitas vezes não podem remover as secreções de seus pulmões, e essas secreções tendem a ir para baixo, para os brônquios. A área se enche de pus, muco e outros líquidos e não consegue funcionar corretamente. Isso significa que o oxigênio não pode alcançar o sangue e as células do corpo. As complicações da pneumonia podem incluir infecção bacteriana no sangue e infecção no líquido em torno dos pulmões “, explicou o Dr. Schaffner.

bacteria-811861_1280

Por que as pessoas idosas estão em maior risco?

Dr. Schaffner diz que há várias razões principais por que motivo os mais velhos são mais suscetíveis:

Fragilidade

As pessoas mais velhas são simplesmente mais frágeis do que outros indivíduos. Um idoso fragilizado não consegue remover as secreções de seus pulmões. Essas secreções tendem a ir para baixo nos brônquios, causando a infecção.

Sistemas imunitários enfraquecidos

Idosos tendem a ter sistemas imunológicos mais fracos e, portanto, não conseguem lutar contra a infecção. Além disso, um sistema imunitário deprimido pode ser devido a um órgão medula óssea transplantadas, quimioterapia (para o tratamento do cancer), ou a utilização de esteróides a longo prazo.

Condições de Saúde Sênior

Idosos podem ter outras doenças – como a diabetes, doença de Parkinson, fazer quimioterapia ou ter HIV – o que os colocam em maior risco de pneumonia. Se uma pessoa tem uma condição de pulmão com fibrose cística, asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crónica), bronquiectasia, ele ou ela está em maior risco de contrair pneumonia.

Cirurgia

Idosos que passaram por cirurgia são suscetíveis. Anciãos que estão experimentando dor, ou tomando medicação para a dor, tendem a tomar a respiração rasa, o que resulta na coleta de muco nos pulmões.

Sinais de pneumonia a observar

As pessoas com pneumonia, muitas vezes queixam-se de:

  • Tosse
  • Febre
  • Calafrios
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Expectoração verde ou amarela que aparece quando tosse
  • Sensação de letargia
  • Ter um resfriado ou gripe recente e de repente se sentir pior

Tratamentos para Pneumonia

Um médico irá determinar se os seus pais idosos têm pneumonia usando raios X de tórax e um exame de sangue. Pneumonia bacteriana é geralmente tratada com antibióticos. Se a infecção é viral, o médico irá tratá-lo com um medicamento anti-viral. Verifique se o seu pai toma os antibióticos como o médico prescreve.

Seu pais podem começar a se sentir melhor antes de terminar o remédio, mas eles devem continuar tomando-os como prescrito. Se eles pararem muito cedo, a pneumonia pode voltar. O médico pode também receitar fluidos aos pacientes, caso eles estejam desidratados, oxigênio, se eles estão tendo dificuldade para respirar, bem como proporcionar alívio da dor e apoio médico.

“Casos mais leves de pneumonia podem ser tratados em casa, mas o caso mais grave  – e dependendo se o seu pai tem outras condições de saúde subjacentes – a hospitalização pode ser necessária”, diz Dr. Schaffner. Os cuidadores podem ajudar seus pais idosos, garantindo que eles tenham uma ingestão adequada de líquidos e uma dieta saudável.

Prevenção de pneumonia

Gripe predispõe os idosos à pneumonia, por isso o número de casos de pneumonia tende a subir para um pico durante a temporada de gripe – mas a doença pode ocorrer em qualquer momento durante o ano. Dr. Schaffner recomenda que todas as pessoas com mais de 65 anos de idade tomem a vacina anual de gripe, bem como uma vacina pneumocócica, uma vacina única que protege contra o pneumococo, bactéria ou pneumonia.

Os cuidadores também devem ser vacinados, para evitar ficar doente e acabar passando a doença para seus pais idosos.

“O CDC recomenda que qualquer pessoa que tenha um contacto prolongado com uma pessoa idosa deve ser vacinado”, diz Dr. Schaffner. Ele também recomenda que os cuidadores se eduquem sobre pneumonia, o que proporciona a paz de espírito de que eles estão fazendo o máximo que podem para impedir que os pais idosos peguem pneumonia.

O exercício regular também é fundamental para manter idosos saudáveis, diz ele.

Dr. William Schaffner é presidente do Departamento de Medicina Preventiva e Professor de Doenças Infecciosas do Departamento de Medicina da University School of Medicine Vanderbilt, em Nashville, Tennessee e presidente eleito da Fundação Nacional de Doenças Infecciosas.