Quando se torna evidente para nós que o nosso ente querido não pode passar o dia sem assistência, começamos a buscar recursos, como as AVD.
Isso porque, logo ao chegarmos à primeira agência, somos questionados sobre suas AVD.
Mas o que é isso?
Cada campo tem seu jargão, e muitos dos termos são siglas para frases usadas com frequência.
Por exemplo, no negócio de prestação de cuidados, a frase “atividades da vida diária” é usada frequentemente. E há uma boa razão para isso.
As AVD são uma das medidas mais importantes utilizadas para determinar se as pessoas se qualificam para executar determinadas tarefas ou se elas precisam de um aumento do nível de cuidados.
Essencialmente, essas tarefas ajudam a determinar o que plano de assistência de um indivíduo deve implicar.
E, para nos ajudar a entender a AVD, perguntei a Carmel Froemke alguns esclarecimentos.
A Carmel passou 25 anos prestando atendimento direto em gestão de programas para pessoas com deficiência e é especializada em reabilitação de saúde mental.
Pensando nisso, no artigo abaixo mostro como Carmel responde às nossas perguntas sobre as atividades da vida diária e a importância em seu negócio.
Boa leitura!
AVD: O que são?
As AVD, ou atividades da vida diária, são as habilidades fundamentais de autocuidado que precisamos para cuidar adequadamente de nós mesmos.
Além disso, existem seis AVD básicas que envolvem a capacidade de forma independente, são elas:
- Comer e obter uma nutrição adequada;
- Lavar-se em banheira, chuveiro ou esponja de banho e manter práticas de higiene pessoal, como escovar os dentes e barbear;
- Vestir-se, tanto colocar e tirar a roupa, incluindo a gestão de elementos de fixação, calçar sapatos e outros dispositivos de assistência (chaves, membros artificiais, etc.);
- Usar o banheiro e manter o controle da bexiga, intestinos e higiene associado a estes;
- Andar e manter a mobilidade (ou executar transferências), como se mover da cama para uma cadeira ou subir e descer escadas.
Quais AVD tendem a ficar fracas primeiro com a idade?
Como sabemos, o banho é a AVD mais comumente suportada.
Logo após, é seguido por vestir, banheiro, transferência / mobilidade e comer, de acordo com o Centro Nacional de Assisted Living Sourcebook de 2001.
Muitas vezes, a perda de habilidades em AVD é uma condição médica ou fraqueza geral, sendo que os cuidadores e entes de suporte devem primeiro determinar a causa do problema.
Dessa forma, em seguida, deve-se tomar as medidas necessárias para corrigir a situação.
Por isso, é melhor ter uma avaliação completa por um especialista, como um cuidador, enfermeiro ou assistente social para melhor identificar os problemas, as causas e as possíveis soluções.
Já os membros da família podem ser muito úteis, compartilhando informações a partir de sua perspectiva única.
Por exemplo, o idoso pode ter uma perda de flexibilidade ou destreza para apertar zíperes, botões ou laços de sapatos.
Nesse sentido, mudar seu estilo de roupa para calças elásticas na cintura, sapatos de fechamento com velcro, ou blusas e camisas com fechamento frontal podem resolver o problema.
Com isso, se você percebeu que os seniores tiveram mudanças em higiene (não parecem limpos e arrumados, ou tem um odor corporal), você precisa determinar a causa.
Mas, se o medo de cair no chuveiro ou banheira é o problema, a solução pode ser tão simples como o fornecimento de medidas de segurança adequadas, como:
- barras de apoio;
- tapetes antiderrapantes;
- uma cadeira de banho.
Agora, se a fraqueza geral os impediu de lavar a sua roupa ou tomar banho, você vai querer prestar este serviço ou contratar alguém para fazer isso por eles.
Além disso, é aconselhável incentivar um regime de exercícios a essas pessoas.
Consequentemente, é possível fortalecer os músculos e ajudar a elevar a resistência.
Como você sabe quando você ou seu ente querido precisa de ajuda?
Como vimos, as AVD englobam todas as atividades da vida cotidiana, as quais têm um valor, um significado concreto e um propósito para cada pessoa.
Além disso, as ocupações são centradas na identidade e nas capacidades de cada pessoa, impactando no modo de como cada um ocupa seu tempo e toma suas decisões.
Entretanto, alguns sinais de alerta são comuns e devem ser motivo de preocupação, como:
- perda de peso;
- pular refeições;
- comida estragada na geladeira;
- dificuldade em se lembrar de tomar medicamentos ou ir a consultas;
- confusão sobre algumas atividades diárias;
- perder-se, ter dificuldade em gerir as finanças e pagar contas;
- aumento de isolamento ou alterações em sua rotina típica.
Geralmente, isso se deve porque a maioria dos idosos quer manter sua independência por tanto tempo quanto possível.
Por isso, têm medo de dizer a alguém que eles estão tendo dificuldades crescentes e podem ter medo de ter que se afastar de sua zona de repouso e conforto.
Para se ter uma ideia, muitos idosos esperam até que uma crise aconteça antes de procurar ajuda!
Porém, se eles estão dispostos a planejar com antecedência, como trabalhar com um gerente de cuidado para desenvolver um plano personalizado de atendimento, uma crise muitas vezes pode ser evitada.
Por sua vez, isso pode reduzir os custos, já que evita serviços de hospitalização, cuidados qualificados ou reabilitação.
Ajuda necessária
Já percebemos que a intervenção de um membro da família ou amigo pode ser necessária, principalmente para encorajar um idoso a procurar assistência.
Mas, lembre-se de começar aos poucos e ir devagar, porque pessoas mais velhas podem ser resistentes à mudança.
Por exemplo, a adição de um serviço para a tarefa de cuidar da lavagem de roupas, ou ainda um trabalho no quintal, limpeza pesada, ou transporte para consultas.
Além disso, “mentirinhas” podem ser apropriadas, como:
- “Eu estou indo mesmo, assim então, eu vou levá-lo”;
- “Eu vou pegar seus mantimentos para você.”
Isso porque, uma vez que o idoso está aceitando alguma ajuda de fora, os serviços adicionais podem ser mais facilmente introduzidos.
Por isso, se você pode enquadrar a assistência de uma forma que o idoso acredita que vocês estão ajudando-o com um problema, ele/ela provavelmente colaborarão para encontrar uma solução.
O que são Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD)?
Agora que sabemos o que são as AVD, vamos entender as AIVD.
As Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD) se referem as habilidades necessárias para viver de forma independente.
Ou seja, incluem a capacidade de usar um telefone, frequentar uma loja, preparar a própria comida ou fazer o serviço de limpeza completa e lavanderia.
Além disso, abrangem atividades como utilizar transporte, tomar medicamentos com segurança e precisão, e gerenciar as finanças pessoais, tais como orçamento e pagamento de contas.
Um fato interesse a ressaltar: quando se recebe assistência em casa para AIVD é, muitas vezes, referido como um serviço de dona de casa.
Enquanto, quando se recebe ajuda para AVD, é muitas vezes referido como um auxiliar de saúde na casa, atendente de cuidados pessoais ou cuidados de custódia.
Prepare sua empresa no mercado sênior!
Como vimos no artigo, as Atividades da Vida Diária, AVD, são as tarefas pessoais relacionadas aos autocuidados e também a outras habilidades pertinentes ao cotidiano de qualquer pessoa, principalmente dos idosos.
Já as atividades instrumentais da vida diária (AIVD) são habilidades complexas necessárias para se viver de maneira independente, como gerenciar as finanças e lidar com transportes.
Juntas, as AVDs e AIVDs, representam as habilidades que as pessoas geralmente precisam ter para viver como adultos independentes.
Além disso, essas atividades são geralmente mencionadas por profissionais de geriatria, geralmente em relação a atividades instrumentais de vida diária, que são um pouco mais complexas.
Um ponto importante: a dificuldade em se manejar as AIVDS é particularmente comum na doença de Alzheimer e em outras demências.
Por isso, avaliar as AIVDs pode ajudar em uma avaliação diagnóstica, bem como determinar que tipo de assistência um idoso necessita no dia a dia.
Está preparando sua empresa e colaboradores para uma boa avaliação das AVDs e AIVDs no mercado Sênior?
Não deixe de se atualizar e venha discutir sobre estas e outras questões em nosso blog!
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
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