Você já ouviu falar em Gerontecnologia? Em suma, o conceito é definido como o estudo sobre a interação entre a tecnologia e as necessidades únicas das pessoas idosas.
À medida que a transformação digital abrange cada vez mais áreas do nosso dia a dia, os pesquisadores, os estudiosos e o próprio público idoso estão mais ligados nos benefícios proporcionados pelas inovações.
Dessa forma, esse campo interdisciplinar emergente tem se desenvolvido nos últimos anos, mais especificamente durante a pandemia da COVID-19.
Com o público idoso sendo um dos mais vulneráveis ao novo vírus, processos como a telemedicina e aplicativos para acompanhamento do bem-estar psicossocial mostram que a gerontecnologia chegou para ficar.
Nesse contexto, no texto de hoje do nosso blog, vamos falar mais sobre esse campo e como ele contribui com a qualidade de vida do idoso.
O que é gerontecnologia?
De acordo cm a Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec), a gerontecnologia é um campo do conhecimento caracterizado pela interdisciplinaridade entre a Gerontologia, o estudo científico do envelhecimento, e a tecnologia em seu sentido amplo.
Ou seja, o conceito envolve: pesquisa, concepção, desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas técnicas, produtos e serviços voltados ao público idoso.
O objetivo é reforçar e aperfeiçoar os domínios da atividade humana, como a habitação, comunicação, transporte, trabalho, saúde e lazer.
Enquanto vivemos uma realidade onde o marketing para maduros ainda é deixado como última instância, a gerontechnology busca romper esse paradigma com inovações, como exemplo:
-
- casas inteligentes;
-
- robôs sociais;
-
- tecnologia assistiva;
-
- telemedicina;
-
- m-saúde (monitoramento baseado em telefone móvel);
- e uma gama de aplicações de software.
Assim, as novas tecnologias contribuem com mais segurança e qualidade de vida para pessoas idosas que enfrentam algumas limitações.
Logo, ao contrário do pensamento tradicional do mercado, as necessidades por produtos e serviços só aumentam.
Como a gerontechnology funciona?
Acima de tudo, a capacidade de criar e aprimorar a tecnologia é uma definição característica da humanidade.
Além disso, é uma das principais razões para o sucesso sem paralelo da nossa espécie.
Desse modo, nos últimos anos, diversas tecnologias foram introduzidas para uso por idosos, cuidadores e prestadores de serviços de saúde.
A gerontecnologia participa dessa transformação a partir de uma confluência de três fatores. São eles:
-
- Aumento da expectativa de vida – são muitas mais pessoas idosas em, relativamente, boa saúde. E muitas vezes exigindo mais da vida do que as gerações anteriores;
-
- Novas tecnologias – inovações que suportam a maior longevidade e qualidade de vida;
- Bem-estar psicossocial – desde a mudança no ambiente físico até a comunicação a distância, a tecnologia influencia profundamente o quão bem as pessoas vivem.
Ao mesmo tempo, permite que os usuários sejam mais produtivos, tenham acesso mais fácil a um conteúdo sob demanda e automatize tarefas manuais.
Como a gerontecnologia auxilia na qualidade de vida do idoso?
Só para exemplificar, o Japão é um dos países com a maior população idosa do mundo e não mede esforços para promover a sua felicidade.
Conforme apresentado pela BBC News, o país investe em robôs e sistemas para auxiliar no cuidado domiciliar à saúde.
Outro exemplo são os dispositivos que podem ser amigáveis (wearable), portáteis, implantáveis ou estacionários e operar em um conjunto de computadores ou smartphones.
Às vezes eles envolvem dispositivos de detecção, incluindo detectores de movimento, atuadores ou acelerômetros.
Normalmente, tais tarefas exigem um ser humano para realizá-las com grande custo acumulado ou grande tensão emocional.
Assim, essas inovações auxiliam na segurança e tranquilidade de vida para as pessoas idosas e todos os envolvidos, como familiares e cuidadores.
Nesse contexto, a gerontecnologia envolve uma ampla gama de acadêmicos, engenheiros, profissionais de saúde, desenvolvedores, entre outros.
Quais são os profissionais de gerontechnology?
A Sociedade Brasileira de Gerontecnologia permite que uma lista abrangente de profissionais se associem. Confira a lista completa aqui.
Muitos estão profissionalmente ligados através do Internacional Society for Gerontechnology, com sede na Holanda.
A investigação no campo é publicada em uma série de revistas acadêmicas.
Por exemplo, através de uma revista dedicada especialmente ao tema, conhecida simplesmente como Gerontechnology.
Dessa forma, os estudos são veiculados em prestigiosas revistas de medicina, de engenharia e de ciências sociais.
Conclusão
Por último, a gerontecnologia é um campo aberto de oportunidades para acomodar alguns dos problemas mais graves associados com o envelhecimento. Entre eles, inclui-se:
-
- declínios em muitos sistemas do corpo;
-
- perdas na força muscular;
-
- reduções na densidade óssea, que predispõe as pessoas mais velhas a maior risco;
-
- de lesão por uma queda ou acidente;
- diminuição da acuidade dos sentidos essenciais, tais como visão, audição e paladar.
Além desses fatores, Gerald C. Davison e Aaron Hagedorn destacam que abordagens gerontecnológicas também ajudam os idosos a manter o equilíbrio e bem-estar emocional.
Um ponto essencial para construirmos uma vida mais carinhosa e acessível para todos nós, os idosos do amanhã!
Aproveite para se aprofundar no tema com os textos da nossa página para o público sênior!
Nosso blog já tratou sobre o Mercado Sênior e o poder de consumo e também dos surpreendentes sucessos de marketing no Japão em envelhecimento.
David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.
Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS), Professor na Fundação Vanzolini no Curso de Especialização em Administração de Serviços – CEAS e Professor no MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor na disciplina “Excelência em Serviços e Fidelização de Clientes” da PUCRS.
Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.
Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco: faleconosco@ledermanconsulting.com.br
Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: agora online. Consulte a data na agenda.
Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: agora online. Consulte a data na agenda.