Você sabe o que é Gerontechnology? é o estudo da interação entre a tecnologia e os desafios e as necessidades únicas das pessoas idosas confrontados com limitadas habilidades físicas ou cognitivas. Esse campo interdisciplinar emergente tem se desenvolvido nos últimos anos a partir de uma confluência de três fatores

São eles:

  • O dramático aumento da expectativa de vida. São muitas mais pessoas idosas em, relativamente, boa saúde. E muitas vezes exigindo mais da vida do que as gerações anteriores.
  • A disponibilidade de novas tecnologias, por vezes engenhosas, que suportam a maior longevidade e qualidade de vida.
  • E ainda uma apreciação da importância de como mudar o ambiente físico pode influenciar profundamente o quão bem as pessoas vivem.

Capacidade humana

A capacidade de criar e, continuamente, melhorar a tecnologia é uma definição característica da humanidade. Além disso,  é uma das principais razões para o sucesso sem paralelo da nossa espécie.

Nos últimos anos, diversas tecnologias foram introduzidas para uso por idosos, cuidadores, prestadores de serviços de saúde e prestadores de serviços para os idosos. O objetivo é reforçar e aperfeiçoar os domínios da atividade humana, como a habitação, comunicação, transporte, trabalho, saúde e lazer.

As últimas poucas décadas também têm visto um aumento exponencial na capacidade tecnológica para desenvolver novas abordagens eletrônicas. Elas permitem que os usuários sejam mais produtivos, tenham acesso mais fácil a um conteúdo sob demanda, ou uso de tecnologia para substituir as tarefas. Normalmente, tais tarefas exigiriam um ser humano para realizá-las com grande custo acumulado ou grande tensão emocional.

Curso Leder

Sob a égide de o que é gerontechnology estão inovações como casas inteligentes, robôs sociais, tecnologia assistiva, telemedicina, m-saúde (monitoramento baseado em telefone móvel), telessaúde e uma gama de aplicações de software.

Essas inovações auxiliam na melhoria da segurança e qualidade de vida para pessoas idosas que enfrentam algumas limitações. Os dispositivos podem ser amigáveis (wearable), portáteis, implantáveis ou estacionários. Por vezes, a tecnologia é o software que pode operar em um conjunto de computadores ou smartphones; às vezes envolve dispositivos de detecção, incluindo detectores de movimento, atuadores ou acelerômetros.

Profissionais de Gerontechnology: Quem são?

Gerontechnologists incluem uma ampla gama de acadêmicos, engenheiros e outros especialistas. Muitos estão profissionalmente ligados através do Internacional Society for Gerontechnology, com sede na Holanda. A investigação no campo é publicada em uma série de revistas acadêmicas. Dessa forma, os estudos são veiculados em prestigiosas de medicina, de engenharia e de ciências sociais. Por exemplo, através de uma revista dedicada, conhecida simplesmente como Gerontechnology (www.gerontechnology.info).

Não há falta de oportunidades para gerontechnology para acomodar alguns dos problemas mais graves associados com o envelhecimento. Entre eles, inclui-se declínios em muitos sistemas do corpo; perdas na força muscular; reduções na densidade óssea, que predispõem as pessoas mais velhas a maior risco de lesão por uma queda ou acidente. E ainda a diminuição da acuidade dos sentidos essenciais, tais como visão, audição e paladar, bem como retardamento nos reflexos em resposta a condições extremas de calor ou frio. Abordagens Gerontechnologicas também podem ajudar os idosos a manter a acuidade mental muito tempo depois da aposentadoria.

(Gerald C. Davison e Aaron Hagedorn)

David Lederman é presidente da Lederman Consulting & Education e organizador dos Workshops Oficiais do Disney Institute no Brasil.

Fundador da Escola Nacional de Qualidade de Serviços (ENQS) e Professor de Pós Graduação no curso Gestão de Processos e Serviços da Fundação Vanzolini.

Para saber mais sobre a metodologia de como transformar sua empresa num negócio “age friendly” (amigável ao idoso) entre em contato conosco faleconosco@ledermanconsulting.com.br

Para saber mais sobre Qualidade de Serviços Disney e Inovação e Criatividade Empresarial Pixar, veja nossos cursos presenciais no Brasil e em Orlando: Clique aqui.

Aplicando na Prática o Jeito Disney de Encantar Clientes: 04 de dezembro de 2019.

Lições de Criatividade Estilo Disney/Pixar: 05 de dezembro de 2019.