O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer entre os homens. Só o câncer de pele é mais comum. Em cada três homens que são diagnosticados com câncer todos os anos, um é diagnosticado com câncer de próstata.
É o câncer que se forma nos tecidos da próstata (uma glândula do sistema reprodutor masculino encontrada abaixo da bexiga e na frente do reto). O câncer da próstata geralmente ocorre em homens mais velhos.
A próstata é parte do sistema reprodutor do homem. Ele está localizado na frente do reto e abaixo da bexiga. Ela envolve a uretra, o tubo através da qual a urina flui. Uma próstata saudável tem cerca do tamanho de uma noz.
A próstata faz parte do fluido seminal. Durante a ejaculação, o fluido seminal ajuda a transportar o esperma fora do corpo do homem como parte do sêmen.
Hormônios masculinos (andrógenos) fazem a próstata crescer. Os testículos são a principal fonte de hormônios masculinos, incluindo a testosterona. A glândula supra renal também faz testosterona, mas em pequenas quantidades.
Se a próstata cresce e fica muito grande, ela comprime a uretra. Isto pode retardar ou parar o fluxo de urina da bexiga para o pênis.
Câncer na Próstata
Quando o câncer de próstata se espalha, o câncer é frequentemente encontrada em nódulos linfáticos próximos. Se o câncer atingiu esses nódulos, ele também pode se espalhar para outros gânglios linfáticos, ossos ou outros órgãos.
Quando o câncer se espalha a partir da sua posição original para outra parte do corpo, o novo tumor tem o mesmo tipo de células anormais e o mesmo nome que o tumor primário. Por exemplo, se o câncer de próstata se espalha para os ossos, as células cancerígenas nos ossos são realmente células cancerosas da próstata. A doença é o câncer da próstata metastático, não câncer ósseo. Por essa razão, ele é tratado como o câncer da próstata, não câncer do osso. Os médicos chamam o novo tumor de “distante” ou doença metastática.