Câncer atinge pessoas de todas as idades, mas com o envelhecimento de seus pais, eles são mais propensos a ter câncer, mesmo que ninguém na família tenha tido. A boa notícia é que as taxas de morte por câncer estão reduzindo. Não importa qual idade dos seus pais, as chances de sobreviver ao câncer são melhores hoje do que nunca. Aqui estão algumas informações que irão ajudar os familiares cuidadores, enquanto cuidam de seus pais idosos, a prestar atenção para os sinais de câncer.

O que é câncer?

Existem muitos tipos de câncer, mas todas elas começam quando as células em uma parte do corpo se tornam anormais e começam a produzir mais células. Estas células extras formam uma massa de tecido chamada de crescimento ou tumor. Se o tumor se torna maior, pode ferir os tecidos e órgãos próximos. As células cancerosas também podem se espalhar para outras partes do corpo.

Quando o câncer é encontrado cedo, é mais provável que o tratamento funcione. O tratamento do câncer precoce muitas vezes pode encolher ou destruir o tumor, e fazê-lo parar de crescer e se espalhar. Fazer check-ups regulares e conhecer os sintomas de câncer podem auxiliar.

Os sintomas do câncer

Câncer pode causar muitos sintomas diferentes em seu parente idoso. Aqui estão algumas coisas que os cuidadores podem observar:

  • Um espessamento ou nódulo na mama ou de qualquer outra parte do corpo
  • Uma nova verruga ou uma mudança em um sinal pré-existente
  • Uma ferida que não cicatriza
  • Rouquidão ou uma tosse que não vai embora
  • Mudanças nos hábitos do intestino ou bexiga
  • Desconforto após comer
  • A dificuldade em engolir
  • O ganho ou perda de peso sem razão conhecida
  • Sangramento ou corrimento
  • Sentir-se fraco ou muito cansado

Na maioria das vezes, estes sintomas não são devido ao câncer. Podem ser causadas por tumores não cancerosos (benignos) ou outros problemas. Se o seus pais idosos estão tendo algum destes sintomas ou outras alterações na saúde, consulte um médico o mais rápido possível. Não espere até sentir dor. Em seus estágios iniciais, o câncer geralmente não causa dor.

Tratamentos de câncer para pessoas idosas

Há vários de tratamentos de câncer. Os médicos costumam usar diversos tipos de tratamento em conjunto. Alguns dos tratamentos mais comuns incluem:

Cirurgia

A cirurgia remove o tumor maligno, bem como as células circundantes, para impedir que o câncer se espalhe. O cirurgião também pode remover alguns gânglios linfáticos próximos.

Radiação

Radioterapia utiliza raios de alta energia para matar células cancerosas.

Quimioterapia

A quimioterapia é o uso de drogas que matam as células cancerosas. A maioria dos pacientes recebem quimioterapia por via oral ou através de uma veia.

Recentemente, os médicos também têm utilizado a terapia biológica para alguns tipos de câncer. Algumas terapias biológicas ajudam as próprias defesas do corpo a matar as células cancerosas. Outras terapias biológicas bloqueiam a cadeia de eventos e em torno de células cancerosas de modo a que elas morram ou parem de crescer.

O quê Perguntar sobre Tratamento do Câncer

Você pode querer perguntar ao médico estas questões antes do início do tratamento:

  • Qual é o diagnóstico do meu pai idoso?
  • Será que o câncer se espalhou? Se sim, onde? Qual é o estágio da doença?
  • Qual é o objetivo do tratamento? Quais são as opções de tratamento? Que você recomenda para minha mãe idosa ou pai? Por quê?
  • Quais são os benefícios esperados de cada tipo de tratamento?
  • Quais são os riscos e possíveis efeitos secundários de cada tratamento? Como os efeitos colaterais podem ser controlados?
  • O que eu posso, como um cuidador, fazer para preparar o meu pai idoso para o tratamento?
  • Qual será a frequência do tratamento? Quanto tempo durará o tratamento?
  • Quanto o tratamento provavelmente custará? Será que o seguro da minha mãe cobre os custos?
  • Que novos tratamentos estão em estudo?

Especialistas em câncer

Pessoas com câncer muitas vezes vêm diferentes especialistas. Estes podem incluir um médico oncologista (especialista no tratamento do câncer), um cirurgião, um radioterapeuta oncologista (especialista em terapia de radiação), e outros. O médico pode falar com você sobre o uso de um tipo de tratamento isoladamente ou dois ou mais tratamentos em conjunto. A escolha do tratamento depende do tipo de câncer que seus pais tem, onde está no corpo, e a fase em que se encontra. Você e seu médico também levarão em conta a saúde geral do seu pai e quaisquer problemas de saúde específicos que possam ter.

Você pode ter ouvido que os idosos não podem ter os mesmos tratamentos que pessoas mais jovens com câncer. Mas os estudos mostram que os tratamentos utilizados em adultos mais jovens são muitas vezes seguros e funcionam muito bem em adultos mais velhos.

Antes de iniciar o tratamento, você pode querer um outro médico para avaliar o plano de tratamento e o diagnóstico. Isso é chamado de obter uma segunda opinião. Algumas companhias de seguros exigem uma segunda opinião; outras podem pagar por uma segunda opinião se você pedir uma.

Alguns pacientes com câncer participam de estudos de novos tratamentos. Estes estudos – chamados ensaios clínicos – são feitos para descobrir se novos tratamentos são seguros e se eles funcionam ou funcionam melhor do que outros tratamentos. Se o seu pai é um paciente com câncer e está interessado em participar de um ensaio clínico, fale com o seu médico.

Câncer pode ser evitado em pessoas idosas?

Embora as chances de contrair câncer aumentem conforme seus pais ficam mais velhos, há coisas que ele ou ela podem fazer para impedir isso. Os peritos pensam que cerca de dois terços de todos os tipos de câncer podem estar ligados a coisas que podemos controlar, especialmente o uso de tabaco e o que comer e beber. Muito contato com alguns produtos químicos, metais ou pesticidas (herbicidas e inseticidas) também podem elevar seu risco de desenvolver câncer, que pode ser reduzido de várias maneiras:

Não use produtos derivados do tabaco. O tabaco causa câncer. Na verdade, tabaco, uso de tabaco sem fumaça, e o tabagismo passivo (muitas vezes respirar a fumaça de tabaco das pessoas) causam um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos a cada ano.

Evite queimaduras solares. Muita radiação ultravioleta do sol e de outras fontes – como lâmpadas solares e cabines de bronzeamento – danificam a pele e podem causar câncer de pele.

Coma direito. Tenha pelo menos cinco porções de frutas e legumes todos os dias. Também reduza os alimentos gordurosos e coma muita fibra.

Mantenha o peso baixo. As pessoas que estão muito acima do peso são mais propensas a desenvolver o câncer de próstata, pâncreas, útero, cólon e ovário. As mulheres mais velhas que estão com sobrepeso são mais propensas a desenvolver câncer de mama.

Seja ativo. Estudos mostram que o exercício pode ajudar a reduzir a chance de contrair câncer de mama e de cólon e talvez outros tipos de câncer também.

Se o seu pai bebe álcool, não ultrapasse mais do que um ou dois drinques por dia. Beber grandes quantidades de álcool aumenta o risco de câncer de boca, garganta, esôfago e laringe. As pessoas que fumam cigarros e bebem álcool têm um risco especialmente elevado de desenvolver esses tipos de câncer.

Siga as regras de trabalho e de segurança para evitar o contacto perigoso com materiais que causam câncer.