human-skeleton-163715_640

Osteoporose (artrite degenerativa) ou osso poroso, é uma doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração estrutural do tecido ósseo, levando a saúde frágil ossos e um aumento do risco de fraturas do quadril, coluna e punho. Os homens como as mulheres são afetadas pela osteoporose, uma doença que pode ser tratada e prevenida.

Fatos

A osteoporose é uma grande ameaça à saúde pública de 44 milhões de americanos, 68 por cento dos quais são mulheres.

No hoje EUA, 10 milhões de pessoas já têm osteoporose e 34 milhões a mais têm baixa massa óssea, colocando-os em maior risco para esta doença.

Uma em cada duas mulheres e um em cada quatro homens com mais de 50 anos terá uma fratura relacionada à osteoporose em sua vida.

Mais de 2 milhões de homens americanos sofrem de osteoporose, e milhões mais estão em risco. Cada ano, 80.000 homens tem uma fratura do quadril e um terço destes homens morre dentro de um ano.

A osteoporose pode atacar em qualquer idade.

A osteoporose é responsável por mais de 1,5 milhões de fraturas por ano, incluindo 300.000 fraturas do quadril, aproximadamente 700.000 fraturas vertebrais, 250.000 fraturas de pulso, e mais de 300.000 fraturas em outros locais.

Com base em dados de hospitais e casas de repouso, os gastos diretos nacionais estimados para a osteoporose e fraturas relacionadas totalizam US $ 14 bilhões a cada ano.

O que é o osso?

O osso é um tecido vivo que cresce. É feito principalmente de colágeno, uma proteína que fornece uma estrutura leve, e fosfato de cálcio, um mineral que adiciona força e endurece a estrutura.

Esta combinação de colágeno e cálcio faz a estrutura óssea flexível e forte, que por sua vez ajuda a suportar o stress e as tensões físicas. Mais de 99 por cento do cálcio do corpo está contido nos ossos e dentes. O restante 1 por cento é encontrado no sangue.

Ao longo de sua vida, o osso velho é removido (reabsorção) e osso novo é adicionado ao esqueleto (formação). Durante a infância e adolescência anos, o osso novo é adicionado mais rápido do que o osso velho é removido. Como resultado, os ossos tornam-se maiores, mais pesados e mais densos. A formação óssea supera reabsorção até que o pico de massa óssea (densidade máxima e a resistência óssea) é atingido a cerca de 30 anos de idade. Após esse tempo, a reabsorção óssea lentamente começa a exceder a formação óssea.

Para as mulheres, a perda óssea é o mais rápida nos primeiros anos após a menopausa, e continua nos anos pós-menopausa. A Osteoporose – que afeta principalmente as mulheres, mas também pode afetar homens – vai se desenvolver quando a reabsorção óssea ocorre muito rapidamente ou quando a substituição ocorre muito lentamente. A osteoporose é mais propensa a se desenvolver se você não atingir o pico de massa óssea ideal durante seus anos de construção óssea.