Existem diferentes tipos de tratamento para pessoas idosas com câncer de mama. Alguns tratamentos contra o câncer são padrão (o tratamento usado atualmente), e alguns estão sendo testadas em ensaios clínicos. Um ensaio clínico de tratamento é um estudo de pesquisa destinado a ajudar a melhorar os tratamentos atuais ou obter informações sobre novos tratamentos para pacientes com câncer.

Os tratamentos do câncer da mama

Cinco tipos de tratamento padrão são usados para idosas com câncer de mama:

Cirurgia

A maioria dos pacientes com câncer de mama passa por cirurgia para remover o câncer da mama. Alguns dos gânglios linfáticos debaixo do braço são geralmente retirados e analisados ao microscópio para ver se eles contêm células cancerosas.  A cirurgia conservadora da mama, uma operação para remover o câncer, mas não o próprio peito, inclui o seguinte:

  • Lumpectomia: cirurgia para remover um tumor (fixo) e uma pequena quantidade de tecido normal em torno dele.
  • Mastectomia parcial: A cirurgia para remover a parte da mama que tem câncer e alguns tecidos normais em torno dele. Este procedimento também é chamado de mastectomia segmentar.

Os pacientes que são tratados com cirurgia conservadora da mama também podem ter alguns dos gânglios linfáticos debaixo do braço removidos para biópsia. Este procedimento é chamado dissecação de linfonodo. Pode ser feito ao mesmo tempo que a cirurgia conservadora ou depois. A dissecação de linfonodo é feita através de uma incisão separada. Outros tipos de cirurgia incluem o seguinte:

  • mastectomia total: cirurgia para remover toda a mama que tem câncer. Este procedimento também é chamado de mastectomia simples. Alguns dos nodos linfáticos sob o braço pode ser removido para biópsia ao mesmo tempo que a cirurgia da mama ou depois. Isto é feito através de uma incisão separada. Mastectomia radical modificada: cirurgia para remover toda a mama que tem câncer, muitos dos gânglios linfáticos debaixo do braço, o revestimento sobre os músculos do peito e, às vezes, parte dos músculos da parede torácica.
  • mastectomia radical: cirurgia para remover a mama que tem câncer, músculos da parede torácica sob o peito, e todos os gânglios linfáticos debaixo do braço. Este procedimento é às vezes chamado de mastectomia radical de Halsted. Mesmo se o médico remove todo o câncer que pode ser vista no momento da cirurgia, alguns pacientes podem ser submetidos a tratamento de radiação, quimioterapia, terapia hormonal ou após a cirurgia para matar quaisquer células cancerosas que são deixadas. O tratamento dado após a cirurgia, para diminuir o risco de que o câncer volte, é chamado de terapia adjuvante. Se um paciente vai passar por uma mastectomia, a reconstrução da mama (cirurgia para reconstruir a forma do peito após uma mastectomia) pode ser considerada. A reconstrução da mama pode ser feita no momento da mastectomia ou num momento futuro. A mama reconstruída pode ser feita com o próprio tecido do paciente ou por meio de implantes cheios com solução salina ou gel de silicone.

Terapia de radiação

A radioterapia é um tratamento de câncer que utiliza raios-x de alta energia ou outros tipos de radiação para matar células cancerosas ou evitar que cresçam. Existem dois tipos de terapia de radiação. A radioterapia externa utiliza uma máquina fora do corpo para enviar radiação para o câncer. A radioterapia interna usa uma substância radioativa selada em agulhas, sementes, fios, ou cateteres que são colocados diretamente dentro ou próximo do câncer. A forma como a terapia de radiação é administrada depende do tipo e do estágio do câncer a ser tratado.

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento do câncer que utiliza medicamentos para parar o crescimento de células cancerosas, ou matando as células ou impedindo-as de se dividir. Quando a quimioterapia é tomada por via oral ou injetada na veia ou músculo, os medicamentos entram na corrente sanguínea e pode atingir as células cancerosas por todo o corpo (quimioterapia). Quando a quimioterapia é colocada diretamente dentro da coluna vertebral, um órgão ou uma cavidade do corpo, tais como o abdômen, as drogas afetam principalmente células tumorais naquelas áreas (quimioterapia regional). A forma como a quimioterapia é administrada depende do tipo e do estágio do câncer a ser tratado.

Terapia hormonal

A terapia hormonal é um tratamento de câncer que remove hormônios ou bloqueia a sua ação e impede as células de câncer de crescer. Os hormônios são substâncias produzidas por glândulas do corpo e circulam na corrente sanguínea. Alguns hormônios podem causar crescimento em certos tipos de câncer. Se os testes mostram que as células cancerosas têm locais onde os hormônios podem ser anexados (receptores), drogas, cirurgia, ou terapia de radiação é usada para reduzir a produção de hormônios ou bloqueá-los de agir. O hormônio estrogênio, o que faz com que alguns cânceres de mama cresçam, é feito principalmente pelos ovários.