Os adultos mais velhos também podem ter outros problemas médicos e psiquiátricos que podem afetar o seu sono noturno. Os pesquisadores observaram que as pessoas sem graves doenças médicas ou psiquiátricas relatam um sono melhor.
Não dormir bem pode conduzir a inúmeros de problemas. Os adultos mais velhos que têm mau sono noturno são mais propensos a ter depressão, problemas de humor, atenção e memória, sonolência diurna excessiva, a mais quedas noturnas, e usar mais ajuda de prescrição de remédio para dormir. Sono pobre também está associado a uma pior qualidade de vida.
Muitas pessoas acreditam que falta de sono é uma parte normal do envelhecimento, mas não é. Na verdade, muitos idosos saudáveis relatam poucos ou nenhum problemas de sono. Os padrões de sono mudam à medida que envelhecemos, mas sono perturbado e acordar cansado todos os dias não são parte do envelhecimento normal. Se você está tendo problemas para dormir, consulte o seu médico ou um especialista do sono. Existem tratamentos que podem ajudar.
Dicas para obter um sono de boa noite
Uma boa noite de sono pode fazer uma grande diferença na forma como o seu pai idoso se sente durante o dia. Aqui estão algumas sugestões para ajudar os idosos dormir:
- Siga uma programação regular. Durma e acorde nas mesmas horas, mesmo nos fins de semana. Manter uma programação regular de dormir e de acordar ajuda a mantê-lo em sincronia com o relógio circadiano do seu corpo, um ritmo interno de 24 horas afetados pela luz solar.
- Tente não fazer uma sesta durante o dia – você pode ter menos sono à noite.
- Tente se exercitar em horários regulares todos os dias. Exercício regular melhora a qualidade do seu sono noturno e ajuda a dormir mais profundamente. Tente terminar o seu treino, pelo menos, três horas antes de deitar.
- Tente tomar alguma luz natural na parte da tarde todos os dias.
- Tenha cuidado com o que você come. Não beba bebidas com cafeína no final do dia. A cafeína é um estimulante e pode mantê-lo acordado. Além disso, se você gosta de um lanche antes de dormir, uma bebida quente e algumas bolachas podem ajudar.
- Não beba álcool ou fume cigarros para ajudar a dormir. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem tornar mais difícil para dormir. Fumar é perigoso por muitas razões, incluindo o risco de adormecer com um cigarro aceso. Além disso, a nicotina nos cigarros é um estimulante.
- Crie um lugar seguro e confortável para dormir. Certifique-se há bloqueios em todas as portas e alarmes de fumaça em cada andar. Uma lâmpada que é fácil de ligar e um telefone ao lado da cama podem ser úteis. O quarto deve ser escuro, bem ventilado e o mais silencioso possível.
- Desenvolva uma rotina de dormir. Faça as mesmas coisas a cada noite, para dizer ao seu corpo que é hora de relaxar. Algumas pessoas assistem ao noticiário da noite, leem um livro, ou mergulham em um banho quente.
- Use o seu quarto apenas para dormir. Depois de desligar a luz, dê-se cerca de 15 minutos para adormecer. Se você ainda está acordado e não sonolento, saia da cama. Quando você ficar com sono, volte para a cama.
- Tente não se preocupar com o seu sono. Algumas pessoas acham que os jogos mentais são úteis. Por exemplo, pense preto – um gato preto em um travesseiro de veludo preto em um sofá de veludo preto, etc. Ou, diga a si mesmo que são cerca de cinco minutos antes de ter que se levantar e você está apenas tentando obter alguns cochilos extras.
Se você está tão cansado durante o dia que você não consegue funcionar normalmente, e se isso dura mais de 2 a 3 semanas, você deve consultar o seu médico de família ou um especialista em distúrbios do sono.