Ninguém gosta de mudar de sua casa para uma moradia assistida. No entanto, em alguns casos, é a melhor opção para manter os pais idosos saudáveis e seguros.
Para determinar se é hora de moradia assistida, ou se o seu pai idoso pode permanecer com segurança em casa, dê uma boa olhada na situação atual da habitação, estado de saúde e necessidades médicas. Pergunte a si mesmo estas perguntas.
- Seu pai ou sua mãe dizem que estão comendo, mas você está vendo alimentos estragando na geladeira?
- Seu pai ou sua mãe estão caindo? Para determinar a resposta, você percebe eles encobrirem contusões que não querem que você veja?
- Ele ou ela estão vestindo as mesmas roupas quando você vai visitar? Eles conseguem banhar-se sozinhos, arrumarem-se adequadamente e lavar roupa?
- Quando você olha ao redor da casa ou quintal, é tão organizado e limpo como costumava ser?
- Seus pais idosos lembram-se de tomar os medicamentos corretamente, com as doses certas e no momento certo? Os medicamentos expiram?
- Eles são capazes de operar os aparelhos de forma segura? Será que eles não se esquecem de desligar os aparelhos quando terminam de cozinhar?
- A casa é equipada com dispositivos de segurança, tais como barras de apoio e sistemas de resposta de emergência?
- Eles têm um plano para contatar ajuda em caso de uma emergência?
- Eles estão dirigindo? Eles deveriam estar dirigindo? Será que eles têm meios alternativos de transporte?
- Há pilhas de papéis e contas a pagar espalhadas?
- Será que eles têm amigos, ou eles estão isolados de outros na maior parte do tempo?
- Quando você realmente olha para o seu pai ou sua mãe, você vê a pessoa brilhante e vibrante de anos atrás, ou você vê uma pessoa mais limitada, que precisa de alguma ajuda umas horas por dia, ou a todo instante?
Tomar a decisão de mudar os pais para uma moradia assistida é uma das mais duras e difíceis decisões, de cortar o coração em sua vida. Mas se ela mantém o seu pai saudável e seguro, e talvez até mesmo feliz, então provavelmente é o melhor para eles, e para quem tem a responsabilidade de cuidar e da família.