“Eu simplesmente não posso pegar este talão de cheques para saldar as contas deste mês.” Essas palavras foram a minha primeira suspeita que a minha mãe não estava tão afiada como ela era antes. Eu fui pego de surpresa. Afinal, ela tinha tratado suas próprias finanças com calma por muitos anos e tudo que fiz foi dar um pouco de orientação. Lembrava-se de todos os seus compromissos, todos os remédios, e muitas vezes me fez lembrar de datas para se lembrar. Como eu perdi isso? Eu fui propositadamente cego aos indicadores sutis? A resposta foi “sim”, porque eu não queria que ela mudasse.

Por que as coisas dão errado

Mesmo aqueles que são “jovens” e “bem” pode ter alguma dificuldade em gerir as finanças. As coisas não têm necessariamente melhorado nos últimos anos e podem ir de bom para ruim ou mal a pior. O motivo de pais idosos precisarem de ajuda pode variar muito e a necessidade pode ser insidiosa ou abrupta, mas as probabilidades são de que eles vão precisar de ajuda algum dia por algum tempo.

Dificuldades financeiras de minha mãe foram em parte devido à sua doença e os medicamentos que tomava. Ferozmente independente, ela lutou para manter sua aptidão mental. Ela exercitou o seu cérebro com palavras cruzadas, jogos de palavras, paciência e programas de perguntas e respostas na  TV. Mas, em seus 80 anos, o lúpus teve seus efeitos sobre suas habilidades de gerenciamento de dinheiro.

Estatísticas do Conselho Nacional sobre o Envelhecimento nos EUA mostram que 29 por cento dos proprietários de casas de mais de 62 anos têm dificuldade ou precisam de ajuda com um ou mais AVD ou AIVD (atividades instrumentais de vida diária), que inclui a gerência de dinheiro, juntamente com as compras, cozinhar, limpar e usar o telefone . Esteja atento. Se você notar um problema em uma área, pode haver problemas em outra. Doença física e / ou resposta aos medicamentos, a perda de um cônjuge, e depressão estão entre os fatores precipitantes mais comuns.

As finanças também podem sair da trilha porque seus pais idosos não têm tanto dinheiro quanto eles costumavam. Eles podem ser muito orgulhosos e independentes para informá-lo. Um estudo de 2007 realizado pelo Centro de Pesquisas sobre Aposentadoria do Boston College, revelou que 40% dos aposentados entre 67 e 80 sofrem um declínio na receita e ativos, o maior é devido à perda de um cônjuge. A inflação, hábitos de gastos pobres, investimentos inadequados e falha em planejar como usar ativos são outras razões para o declínio.

Desde que as finanças são uma questão muito pessoal, eu senti um calor, porque minha mãe havia superado seu espírito independente e admitiu o problema para mim. Eu me ofereci para ajudar … ofereci, não apenas pulei em cima! Armado com a minha calculadora, eu assegurei-lhe que seriam apenas alguns minutos para endireitar as coisas. Mas as coisas estavam tão confusas, que eu fiquei atolado em uma confusão maior do que eu esperava.

Mamãe não têm os sinais óbvios de problemas: amontoados de email, cheques saltando e retornando, esquecimento, contas não pagas ou chamadas de credores. Tenho a certeza que os impostos estavam certos e os pagamentos das utilidades estavam automatizados. Ela não tem um computador, então ela não poderia ficar em apuros on-line. Graças a Deus ela assistia ‘TV Land’ e o Game Show Network. Considerando que, um dos meus amigos encontrara 21 conjuntos de lençóis e edredons no porão de sua mãe – todos pedidos de um canal de compras da televisão!

No entanto, eu descobri que ela tinha acumulado dívidas de cartão de crédito devido a compras por correio, compras de seus medicamentos e doações de caridade. Ela admitiu que  comprou presentes para a família e ela acreditava que havia uma, chance de ganhar os vários sorteios anunciados nos folhetos se comprasse algo. Ela comprou bilhetes de loteria para que pudesse nos deixar um legado.

Ela deu presentes em dinheiro para a senhora de limpeza no máximo de seus custos horários, “porque ela é uma menina tão boa.” Felizmente ela não lhe tinha dado algo mais valioso, embora uma parte das joias de lembrança desapareceram misteriosamente durante esse tempo.

Felizmente, minha mãe tinha aprendido a desligar o telemarketing ou dizer-lhes “Ela não está em casa”, quando eles chamavam por ela pelo nome! De acordo com a Federal Trade Commission, 80 por cento das vítimas de golpes de telemarketing tem mais de 65 anos, especialmente aqueles que vivem sozinhos e ficam ansiosos para o telefone tocar.

Basta dizer que o seu pai idoso pode ter diferentes problemas de dinheiro em relação à minha mãe idosa, que tinha uma variedade! Portanto, além das coisas que eu mencionei acima:

  • Esteja atento e ouça. Lembre-se das estatísticas e reconheça mudanças sutis.
  • Incentive o seu pai e mãe a usar consultores profissionais para impostos e investimentos, especialmente se você não vive nas proximidades.
  • Saiba com quem conversam ou veem. Amigos, parentes e cuidadores podem ser abusivos, tanto física como financeiramente.
  • Coloque seus pais idosos nas listas “de bloqueio de chamadas” para operadores de telemarketing (visite o site do Procom)
  • Torne-se disponível. Se você não gerenciar o dinheiro deles bem, você pode evitar o problema de outra forma.
  • Ofereça-se para cuidar de reparos domésticos ou grandes compras, para que não sejam enganados.
  • Veja se a correspondência fica aberta ou empilhada, ou se envia respostas a concursos.
  • Preste atenção para compras inadequadas – como produtos de beleza e produtos de saúde, subscrições ou 21 conjuntos de lençóis!
  • Mas lembre-se, ainda é o dinheiro deles e eles têm o direito de escolher, cometerem erros, e manter a sua independência tanto tempo quanto possível.

O Conselho Nacional de Envelhecimento sugere que o planejamento para esta situação deve começar no início dos anos 60 do seu pai, com uma reunião de conselho de família. Mas para muitos, em que o tempo passou sem que houvesse essa reunião, cabe aos cuidadores familiares  proporcionar a melhor rede de segurança que pudermos.