Para as pessoas idosas, os medicamentos podem ser uma tábua de salvação para a boa saúde … ou um desastre esperando para acontecer. Quando as doses são ignorados, ou muita medicação é tomada, os resultados podem ser mortais.

Problemas com medicação são generalizados. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos: 55 por cento dos idosos não tomam a medicação de acordo com as ordens do médico; aproximadamente 200.000 adultos mais velhos são hospitalizados anualmente devido a reações adversas a medicamentos

Existem muitas razões pelas quais os idosos não tomam os seus medicamentos como prescritos. Aqui estão algumas das causas mais comuns de erros de medicação, e o que fazer com eles.

Problemas de visão

Para os idosos que têm problemas de visão, não serem capazes de ler letras pequenas nos rótulos ou distinguir entre comprimidos pode levar ao mau uso potencialmente perigoso.

Solução:

  • Peça letras grandes. Se o seu pai tem problemas de visão, peça ao farmacêutico para etiquetar os medicamentos com um tamanho de impressão maior.

Perda de memória

Anciãos que sofrem de demência ou doença de Alzheimer podem simplesmente esquecer-se de tomar a sua medicação, fazendo-os saltar doses. O oposto também é verdadeiro: se eles não se lembram se tomaram a medicação, eles podem toma-la novamente, fazendo ocorrer overdose.

Solução:

  • Use um organizador de pílulas. Existem muitos tipos de produtos disponíveis: distribuidores computadorizados de pílula que tocam um número designado se os comprimidos não tenham sido tomadas; alarmes e colares que soam um lembrete.

Renda

Anciãos de baixa renda, ou aqueles com rendimentos fixos, podem não ter o dinheiro para comprar os medicamentos que necessitam. Alguns vão dividir comprimidos ou diminuir a dose prescrita; outros ficam sem por longos períodos de tempo sem medicação.

Solução:

  • Use Genéricos. Os medicamentos genéricos são os mesmos medicamentos que os seus homólogos de marca, mas são menos dispendiosos. Pergunte se uma alternativa genérica está disponível.
  • Encontre Assistência Financeira para prescrição de medicamentos. Pesquise programas de assistência de prescrição. Além disso, pergunte a sua farmácia sobre os programas de desconto que estão disponíveis. Vá ao o site do fabricante da droga, para ver se programas de desconto estão disponíveis.

Problemas de deglutição

Alguns idosos têm dificuldade para engolir um comprimido ou cápsula, devido às condições de saúde. Eles tentam mastigar, esmagar, quebrar ou misturar o comprimido ou cápsula no alimento ou bebida. Isso pode causar um efeito negativo porque alguns são medicamentos de ação prolongada que serão absorvidos muito rápido. Outros medicamentos ou não vão funcionar corretamente ou podem fazer a pessoa doente.

Soluções:

  • Não esmague os comprimidos. Nunca mastigue, esmague, quebre ou misture o comprimido ou cápsula no líquido, a menos que o médico ou farmacêutico diga que está tudo certo fazê-lo.
  • Peça Líquidos. Se o seu pai tem problemas para engolir medicamentos, pergunte ao médico ou farmacêutico se há medicamento em forma líquida.

Perda de audição

Problemas de audição podem reduzir a capacidade de uma pessoa idosa em ouvir a indicação  que o médico ou farmacêutico está dizendo.

Soluções:

  • Obter instruções escritas. Se o seu pai tem problemas de audição, fale com eles sobre não terem vergonha de sua perda auditiva. Se eles não podem ouvir o que o médico ou farmacêutico está dizendo, peça-lhes para repetir.
  • Use aparelhos auditivos. Verifique se o seu pai usa o seu aparelho auditivo para indicações das farmácias e do médico.

Isolamento social

Muitas pessoas idosas vivem sozinhas. Vários estudos têm mostrado que as pessoas que vivem sozinhas com mais frequência não cumprem com os regimes de medicação.

Solução:

  • Obtenha ajuda residencial. Se o seu pai vive sozinho, considere uma casa de saúde. Esclareça as necessidades de seus pais  para tomar seus medicamentos, e informe a qual o horário de medicação necessária do ancião.