O número de americanos idosos com perda de visão significativa relacionada à idade deverá dobrar até 2030, segundo a Fundação Americana para os Cegos.

Na verdade, vários estudos indicam que a grande maioria das pessoas que são legalmente cegos (que têm uma acuidade visual de 20/200 ou menos, ou campo visual que é limitado a 20 graus ou menos) são idosos que sofrem das mais comum doenças oculares relacionados a idade, incluindo: glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada com a idade e retinopatia diabética.

Até mesmo os olhos dos “baby boomers” mais jovens ( entre 50 e 70 anos) não estão imunes a problemas de envelhecimento.

eye-test-1313976_1280_teste_visão

Pessoas entre as idades de 45 e 64 anos de idade são duas vezes mais propensos a experimentar a perda da visão, quando comparado com populações mais jovens, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde de 2011.

A boa notícia é que existem maneiras de proteger os olhos contra os danos do envelhecimento e prevenir a progressão de certas doenças que roubam a visão.

Aqui estão seis dicas simples dos especialistas de proteção de visão:

  1. Atenha-se um regime de exercícios: Engajar-se em um programa de exercícios regulares proporciona inúmeros benefícios, da saúde cardiovascular à cognitiva. A atividade física também pode ajudar a manter os olhos saudáveis. Suando um pouco três ou mais vezes por semana, adultos de meia-idade e mais velhos podem sofrer uma redução de até 70 por cento no risco de desenvolver degeneração macular relacionada com a idade, de acordo com um estudo de 2006 da Universidade de Wisconsin.
  2. Eleve seus antioxidantes: Alimentação desempenha um papel importante na prevenção de tudo, desde a catarata à degeneração macular relacionada à idade. Alimentos ricos em antioxidantes oferecem muitos benefícios para a saúde, a proteção da visão é um deles. De acordo com a Associação Americana de Optometria (AOA), vitaminas C e E, luteína, zeaxantina, zinco e ácidos graxos essenciais são todos os nutrientes essenciais para manter uma boa visão conforme você envelhece. Vitaminas C e E são encontradas em abundância no verde, legumes (espinafre, couve), frutas vermelhas, frutas cítricas, nozes e batata doce, podem ajudar a proteger contra os danos dos radicais livres e pode reduzir suas chances de desenvolver catarata. A luteína e zeaxantina em verdes, legumes e ovos podem reduzir o risco de várias doenças oculares relacionadas à idade. Os ácidos graxos (especialmente o ômega-3 em nozes, salmão e soja) e zinco (ostras, o chocolate escuro e amendoim) são importantes para manter a saúde estrutural e integridade dos tecidos em seus olhos.
  3. Use algumas “sombras”: Os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) não se limitam a sua pele. Se deixada sem proteção, os raios UVA e UVB podem prejudicar seus olhos e contribuir para a formação de catarata. Quando você está fora no sol (mesmo no inverno), é importante usar óculos de sol e um chapéu de abas largas para proteção total contra a radiação prejudicial. Opte por lentes que oferecem proteção UV 100 por cento, e esteja ciente que este não é um recurso oferecido por todos os tipos de óculos de sol. Lentes polarizadas, revestida de espelho, azul “blocking” e lentes fotocromáticas têm características diferentes que podem ajudá-lo a ver sob luz solar intensa, mas eles não bloqueiam automaticamente todos os raios UV.
  4. Fique longe de fumaça: Fumar põe em risco uma pessoa para múltiplas condições crônicas de saúde, incluindo catarata e degeneração macular relacionada com a idade, de acordo com o Gabinete do Surgeon General. Só mais uma razão para que você pare de fumar ou, melhor ainda, nunca sequer comece.
  5. Manter o açúcar no sangue e pressão em avaliação: níveis flutuantes de açúcar no sangue e pressão arterial alta podem prejudicar os vasos sanguíneos minúsculos na retina, levando potencialmente a problemas de visão e até mesmo cegueira. Diabéticos e aqueles com pressão arterial elevada devem tomar cuidado para manter os seus níveis em cheque para preservar a saúde dos seus olhos.
  6. Dê aos olhos sobrecarregados uma pausa: os americanos gastam muito do seu tempo na frente de uma tela de computador, o que coloca muita pressão sobre os nossos olhos. Se você passar os dias olhando para uma tela digital, os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) sugerem aderir à regra 20-20-6 para reduzir os efeitos potencialmente prejudiciais da fadiga ocular. A cada 20 minutos, gastam 20 segundos olhando para um ponto 6 pés na frente de você (para a parede oposta, ou para fora da janela).

Uma dica final para qualquer pessoa com mais de 50 anos de idade: fazer um exame anual abrangente do olho.

Muitas doenças oculares relacionadas à idade têm poucos ou nenhum sintoma no início. Você pode não ser capaz de sentir que algo está errado até que seja tarde demais. Indo a cada ano para exame completo da vista é a melhor maneira de pegar um problema antes que ele roube sua visão.