Muitas pessoas encontram-se sem palavras quando descobrem que alguém que eles conhecem está sofrendo de câncer. Mesmo com a melhor das intenções, eles podem encontrar-se dizendo coisas que magoam, sem perceber o seu impacto sobre o paciente com câncer.
Cuidar de alguém próximo a você que foi diagnosticado com câncer não é tarefa fácil. Então, se você se encontra em tal situação e quer mostrar sua simpatia e apoio de uma maneira compassiva, dê uma olhada nas coisas que você deve evitar dizer-lhes:
- “Tudo vai ficar bem.”
Com câncer, você nunca pode ter certeza de que o futuro reserva. Quando você diz a um paciente com câncer que tudo vai ficar bem, eles podem se sentir não ouvidos e descartados. Um comentário como este pode fazê-los sentir que sua doença está sendo considerada de ânimo leve e seu verdadeiro sofrimento não é de todo compreendido. Então, mostre seu apoio, falando sobre a esperança realista, com a devida consideração dos riscos.
- “Eu entendo seus sentimentos.”
Embora você esteja tentando o seu melhor para ter o entendimento, dizer a um paciente com câncer que você compartilha seus sentimentos é uma má ideia. Apenas pacientes com câncer e sobreviventes podem entender completamente a dor e as emoções que acompanham uma doença tão grave. Se você, como uma pessoa saudável, fazer tal afirmação, então você pode automaticamente tornar o paciente mais ansioso. A empatia é um traço de caráter positivo que pode ajudá-lo a comunicar com os outros através de fronteiras, mas supondo que você realmente aprecie o estado de espírito do paciente isso é insensível. A melhor maneira de discutir os seus sentimentos é perguntando-lhes como eles estão lidando com isso, e assegurando-lhes que você está lá para o que eles precisem.
- “Seja positivo e evitar o estresse.”
Uma pessoa diagnosticada com algo parecido com câncer tem todos os motivos para se sentir deprimido e estressado, às vezes. Embora seja sugerido evitar o estresse para derrotar o câncer, você não deve dizer a um paciente com câncer para jogar fora todas as suas preocupações. Se você dizer-lhes que o estresse pode estimular o crescimento de células cancerosas, eles vão começar a se sentir culpado por sua doença e tornarem-se responsáveis por ela. A melhor maneira de sugerir um ‘remédio’ para o estresse é estimular os pacientes a se envolver em atividades que eles gostam. Ofereça para participar com eles, ou facilite algum tipo de distração bem-vinda, mas nunca force-os a participar.
- “Eu penso sobre a sua situação e não consigo parar de chorar.”
Não, a qualquer custo, nunca retrate-se como a vítima e centro das atenções durante a tentativa de confortar um ente querido com câncer. Se você está tentando mostrar simpatia, dizendo ao paciente que você chora por eles o tempo todo, então isso pode quebrar o paciente emocionalmente, especialmente quando eles estão tentando manter suas esperanças. Seja honesto sobre seus sentimentos, se eles pedirem, mas também perceba que você é uma fonte vital de apoio para seu amado. Em vez de se concentrar em suas emoções, diga ao paciente com câncer que ele têm um ombro para chorar sempre que sentir para baixo ou triste.
- “Você é uma pessoa forte.”
Assim que as pessoas ouvem a respeito de alguém que sofre de câncer, muitos reagem, encorajando-os automaticamente para ser um herói que luta bravamente com a doença. A realidade é que nem todo mundo é um herói e nem todo mundo é tão forte. Quando os pacientes com câncer são informados de que eles são guerreiros ou combatentes que têm de vencer o câncer com um espírito elevado, sentem-se muitas vezes intimidados e sentem uma imensa quantidade de pressão. Em vez de colocar ainda mais um fardo para o paciente, aprecie suas tentativas de lidar com o stress, e admire como eles estão lidando com o enorme desafio que eles estão enfrentando.
- “Deixe-me saber se eu posso fazer alguma coisa para você.”
Enquanto isso soa como uma coisa muito educado para oferecer, ele pode deixar pacientes com câncer em situação difícil. Em vez de realmente ajudando, sua oferta coloca a responsabilidade adicional sobre o seu amado a procurar ajuda. Muitas pessoas desejam manter a sua independência e função no mesmo nível que eles fizeram antes do diagnóstico, o que nem sempre é realista. Em vez de fazer o paciente confuso sobre o que pedir de você ou quando, ofereça sua ajuda em áreas específicas que você pode gerenciar. Por exemplo, se você pode cozinhar, simplesmente pergunte-los quando seria um momento conveniente para você entregar alguns de seus pratos caseiros favoritos.
Mostrando simpatia aos pacientes, especialmente aqueles com câncer, nem sempre é simples. Se você não sabe o que dizer, é melhor escutar tranquilamente às suas preocupações em vez de dizer algo que pode não parecer suporte. Além de conhecer as coisas comuns que você deve evitar dizer, você também deve considerar coisas benéficas a dizer e como mostrar seu apoio a alguém que tem câncer.
Autor: Skornia Alison, uma escritora profissional que trabalha para um serviço de ensaio escrito, e também um blogger de saúde, vindos dos EUA. Ela tem grande interesse em explorar o setor de saúde e escrever blogs interessantes sobre temas relacionados com a saúde, fitness e estilo de vida, etc ..