De acordo com o mais recente estudo científico, as taxas de infecções sexualmente transmissíveis (DST) entre os idosos duplicou na última década.

Isto incluiu infecções de:

  • Verrugas genitais
  • HIV
  • Clamydia
  • Gonorréia
  • Herpes genital
  • Sífilis

É importante manter-se seguro para se certificar de que não está em risco de contrair uma DST ou transmitir para uma outra pessoa. Leia a seguir informações úteis e onde ir para obter ajuda e aconselhamento.

Contracepção

A contracepção não está lá apenas para evitar a gravidez, apesar de que pode ter sido a sua maior preocupação quando era mais jovem.

Os preservativos são a única forma de contracepção que vai ajudar a protegê-lo contra as DSTs. Você deve usá-los se você está tendo relações sexuais com alguém do sexo oposto ou se você é um homem gay.

Se você acabou de começar um novo relacionamento ou está começando a se encontrar com alguém de novo, considere levar preservativos com você. Lésbicas estão menos em risco de DSTs, mas isso não significa que você está imune. Alguns tipos de DSTs podem se espalhar sem penetração.

Faça check-up

Se você é sexualmente ativa, se você é hetero, gay, lésbica ou bissexual, é uma boa idéia  adquirir o hábito de realizar uma verificação anual da saúde sexual, porque nem todas as DSTs apresentam sintomas.

Você só deve parar de usar preservativos se você e seu parceiro estão ambos claramente livres de DSTs.

Você pode sentir vergonha de ir a uma clínica ou pedir ao seu médico para um teste. Lembre-se, clínicas de saúde sexual, bem como clínicas gerais e postos de atendimento lidam com DSTs todo o tempo – as equipes são formadas por profissionais que não julgam pacientes e fazem o seu melhor para minimizar qualquer embaraço que você pode sentir É melhor descobrir se alguma coisa precisa ser tratada para que ela possa ser resolvida em vez de deixá-la para possivelmente piorar.

Atente para os sintomas

É importante lembrar que algumas DSTs não têm nenhum sintoma, por isso, se você já teve relações sexuais desprotegidas, então é melhor para obter check-up, mesmo se você não tem nenhum sintoma.

Se você tiver algum dos sintomas abaixo, você deve fazer uma consulta com seu médico de família, ou ir para um posto de saúde, ou  clínica sexual para testes.

  • Descarga de líquidos anormais do pênis, ou descarga anormal da vagina
  • Dores
  • Bolhas
  • Erupções cutâneas ou irritação próximos da vagina, pênis ou ânus
  • Dor ou ardor ao passar urinar.

Se não tratada, algumas DSTs podem ter consequências graves para a saúde. Então, se você suspeitar que você tem uma DST, vá ver o seu médico, uma clínica de saúde sexual ou posto de saúde. Lembre-se que o pessoal médico são profissionais treinados e farão o seu melhor para que se sinta à vontade.