Uma vez que você sabe que há um problema, como você sabe se o cuidado em casa é certo para o seu pai?
Atendimento domiciliar é geralmente definido como serviços de apoio não-médicos entregues na casa do idoso. “O objetivo do atendimento domiciliar é permitir que os idosos permaneçam em casa mais tempo, em vez de mudar para uma moradia assistida, comunidade, lar de idosos ou outro tipo de atendimento ao idoso.
“A assistência domiciliar pode ser apropriada se um idoso prefere ficar em casa, mas precisa de uma ajuda pequena com atividades da vida diária “, diz Sam Almengor, Diretor de Contas nacionais para a Helper Senior.
“Uma das perspectivas mais assustadoras para os idosos é sair de casa. O atendimento domiciliar está ajudando idosos permanecer em suas casas o maior tempo possível”, diz Hogan.
Quais serviços que seu pai ou sua mãe podem começar a ter em casa?
Agências de assistência domiciliar podem ajudar com todas as atividades e necessidades que uma pessoa precisa ao longo do dia. Os serviços incluem:
- Companheirismo e conversa
- Compras de supermercado
- O planejamento e a preparação da refeição
- Monitoramento de dieta
- Assistência da higiene, incluindo banho e vestir
- Tarefas domésticas fáceis
- Assistência ao caminhar
- Recados e transporte
- Lavanderia, passar roupa e aspiração de pó
- Mudar lençóis e fazer a cama
- Ajuda com contas e correio
- Supervisionar a manutenção da casa e reparação
- Organizar armários e despensas
- Lembretes de medicação
- Ajuda com correspondência
- Lavar a louça
- Lembretes de compromissos
- Coordenar os serviços domésticos
- Coleta de receitas médicas
- Compras em geral
- Mensagens de revisão do telefone
- Assistir a filmes e jogar games
Como iniciar a conversa sobre cuidados em casa
Se você percebeu os sinais de alerta, é tempo para começar a falar com os pais idosos, mais cedo ou mais tarde, ou quando ocorrer uma crise. Mas como você pode trazer assuntos sensíveis, relacionados com o envelhecimento, tais como a necessidade de cuidados em casa? Há algumas recomendações e algumas abordagens de conversa que pode ajudar a superar o constrangimento.
Aproxime-se de seus pais com uma conversa. Discuta o que você observou e peça a seus pais para falar o que eles acham que está acontecendo. Se os seus pais reconhecem a situação, pergunte o que eles acham o que seria uma boa solução. Se seus pais não reconhecem um problema, use exemplos concretos para apoiar o seu caso.
Lembre-se que você está falando a um adulto, não uma criança. Discurso paternalista ou conversa de bebê vai colocar os adultos mais velhos na defensiva, e transmitir uma falta de respeito por eles. Coloque-se no lugar dos seus pais e pensar em como você gostaria de ser abordado nessa situação.