Exercite-se regularmente
Não devemos ver as quedas como uma parte normal do envelhecimento, ou algo que “simplesmente acontece” à medida que envelhecemos. Há muitas coisas simples que você pode fazer para ajudar idosos a ficarem firmes em seus pés.
O exercício é uma das maneiras mais eficazes para manter a independência e assegurar que fiquemos firmes em nossos pés, e reduzir problemas de equilíbrio.
Atividades que melhoram a força muscular nas pernas, braços, costas, ombros e peito são particularmente importantes à medida que envelhecemos. Eles podem tornar mais fácil para nos levantarmos de uma cadeira, e melhorar a nossa postura, coordenação e equilíbrio, o que reduz nosso risco de queda. Usar as escadas com frequência, levantar para uma posição de pé de uma cadeira, caminhar, jardinagem, Tai Chi e dança são grandes exemplos.
Exercícios de equilíbrio podem ser especialmente úteis se você tem dor nas articulações, conforme eles ajudam a superar a rigidez.
Fale com o seu médico se você não tem se exercitado regularmente, ou se você tiver uma condição que restringe seus movimentos.
Depois de saber que tipo de atividades são adequadas para você, comece suavemente e aumente gradualmente, com o objetivo de fazer um pouco mais a cada dia. Você pode ser surpreendido por quanto você pode alcançar e quanto você pode se divertir.
Você deve sempre começar qualquer exercício com um aquecimento para preparar seu corpo e terminar com uma redução suave. Se você sentir quaisquer dores no peito ou sensação de desmaio, pare o exercício imediatamente e contate o seu médico.
Lembre-se que no dia depois de ter se exercitado, os músculos vão estar um pouco duros. Isso é normal e mostra que você está se beneficiando do exercício.
Se você vive em um lar para idosos e precisa de ajuda para se movimentar, você poderia perguntar ao seu coordenador de atividades para iniciar um programa de atividades. Isso deve levar em conta quaisquer condições médicas e aumentar o que você já pode fazer.