A pressão arterial elevada é uma leitura da pressão arterial de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os números são importantes. Quase 1 em cada 3 americanos adultos tem pressão arterial elevada. Uma vez que a pressão arterial elevada desenvolve, geralmente dura uma vida inteira.

A boa notícia para os cuidadores e seus pais idosos é que pode ser tratada e controlada. A pressão arterial elevada é chamada de assassino silencioso porque geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas podem não descobrir que a tem até que eles tenham problemas com o coração, cérebro ou rins. Quando a pressão arterial elevada não é observada e tratada, pode causar:

  • O coração cresce, o que pode conduzir à insuficiência cardíaca.
  • Pequenas protuberâncias (aneurismas) podem se formar nos vasos sanguíneos. Os locais mais comuns são a principal artéria do coração (aorta); artérias no cérebro, pernas e intestinos; e a artéria que conduz ao baço.
  • Vasos sanguíneos do rim diminuem, o que pode causar insuficiência renal.
  • Artérias em todo o corpo “endurecem” mais rápido, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, ou amputação de parte da perna.
  • Vasos sanguíneos nos olhos podem estourar ou sangrar, o que pode causar alterações na visão e pode resultar em cegueira.

O que é pressão arterial?

O sangue é transportado do coração para todas as partes de seu corpo em vasos chamados artérias. A pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias. Cada vez que o coração bate (cerca de 60-70 vezes por minuto em repouso), ele bombeia sangue para as artérias. Sua pressão arterial é mais elevada quando o coração bate, bombeando o sangue. Isto é chamado de pressão sistólica. Quando o coração está em repouso, entre os batimentos, sua pressão arterial cai. Este é a pressão diastólica.

A pressão arterial é sempre dada como esses dois números, as pressões sistólica e diastólica. Ambos são importantes. Normalmente, eles são escritos acima ou um antes do outro, tal como a 120/80 mmHg (medido em milímetros de mercúrio, para uma unidade de medição de pressão). Quando as duas medições são escritos de cima para baixo, a pressão sistólica é a primeira ou superior número, e a pressão diastólica é o segundo ou número inferior (por exemplo, 120/80). Se a sua pressão arterial é 120/80, você diz que é “120 sobre 80.”

A pressão arterial varia durante o dia. É menor enquanto você dorme e sobe quando você se levanta. Ela também pode aumentar quando você está animado, nervoso, ou ativo. Ainda assim, na maioria de suas horas de vigília, a sua pressão arterial permanece praticamente o mesmo quando você está sentado ou de pé ainda. Este nível deve ser menor do que 120/80 mmHg. Quando o nível permanece elevado, 140/90 mmHg ou superior, você tem pressão arterial elevada. Com pressão arterial elevada, o coração trabalha mais, suas artérias tomam uma surra, e suas chances de um acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, e problemas renais são maiores.