Somente aqueles que experimentaram uma fratura podem realmente entender quanto dolorosa e debilitante ela pode ser. Como um cuidador ajudando o seu pai/mãe  a se recuperar é provavelmente a sua primeira prioridade. No entanto, o médico também vai querer determinar se essa fratura é um sintoma da osteoporose.

Pessoas com osteoporose têm maior risco de fraturas no futuro. Para qualquer pessoa acima de 50 anos, há uma chance muito boa de fratura relacionada à osteoporose.

Muitas pessoas não estão cientes da ligação entre um osso quebrado e osteoporose. A osteoporose, ou “osso poroso”, é uma doença caracterizada por baixa massa óssea. Ele torna os ossos frágeis e mais propensos a fraturas, especialmente na anca, coluna e punho.

A osteoporose é chamada de “doença silenciosa” porque a perda óssea ocorre sem sintomas. As pessoas normalmente não sabem que têm osteoporose até que seus ossos se tornam tão fracos que uma súbita tensão, torção, ou queda, resulta em uma fratura. A osteoporose é uma grande ameaça à saúde pública para um número estimado de 44 milhões de americanos.

Nos Estados Unidos, hoje, aproximadamente 10 milhões de pessoas já têm a doença, e quase 34 milhões a mais acredita-se que tenham baixa massa óssea, o que os deixa em risco aumentado para a osteoporose. Dos 10 milhões de americanos estimados que tenham osteoporose, oito milhões são mulheres e dois milhões são homens. Uma em cada duas mulheres terão uma fratura relacionada à osteoporose em sua vida. Embora seja uma condição que afete predominantemente mulheres, os homens podem ter osteoporose também. Um em cada quatro homens terão uma fratura relacionada à osteoporose em sua vida. Pelo menos 90 por cento de todas as fraturas de quadril e coluna vertebral entre as mulheres brancas mais velhas podem ser atribuída à fragilidade óssea subjacente. Além disso, as mulheres perto ou após a menopausa que sofreram uma fratura no passado são duas vezes mais propensas a experimentar uma outra fratura. No entanto, infelizmente, apenas 5 por cento dos pacientes com fraturas osteoporóticas são encaminhados para uma avaliação de osteoporose e tratamento médico.

(leia os próximos artigos para as perguntas e respostas)