Cada cuidador tem uma história familiar. A história de alguns pode ser desagradável, decepcionante, ou mesmo abusiva. A experiência de um cuidador que sofreu abuso, negligência e vício deixa cicatrizes duradouras. Ultrapassar o passado nunca é fácil. Mas o que acontece quando alguém da sua família fica doente ou incapacitado e você é chamado a cuidar deles? Qual é a sua responsabilidade, com base em seu tratamento passado? Como você pode cuidar de seus pais ou cônjuge quando eles não cuidaram bem de você – e na verdade fizeram você sofrer?
Muitos cuidadores lutam com a enorme responsabilidade que é de repente – e, geralmente, de forma inesperada – imposta a eles. Eles estão em um dilema, porque eles sabem que a sociedade acha que eles devem cuidar de seus pais ou cônjuge. Alguns deles têm questões religiosas sobre “honrar seus pais,” não importa o que. No entanto, muitos sentem que eles simplesmente não podem dar o cuidado físico e emocional que o membro da família necessita.
Se você está cuidando de um membro idoso da família idoso, mas sentindo ressentimento e raiva sobre suas ações passadas, lembre-se, a cura pode ocorrer quando as famílias emocionalmente destruídas encontram uma maneira de perdoar. Se você gostaria de deixar a raiva ir e perdoar, mas está perplexo com a questão de como perdoar, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
Concentre-se no hoje
Estudos após estudos mostram que uma das chaves para a longevidade e boa saúde é desenvolver um hábito de gratidão e deixar as mágoas no passado. Para ser um cuidador atento e eficaz, foque no hoje. Você pode perdoar, sem esquecer. Não desperdice sua energia e espírito em eventos que não podem ser alterados. É insalubre e contra produtivo. Faça uma meta para parar de julgar os membros da família pelo comportamento passado, e estenda o perdão para falhas.
Construir uma nova relação
Nós todos ouvimos histórias de famílias alienadas que se reúnem anos depois, perdoam o passado e passam a ter relacionamentos saudáveis e gratificantes para o resto de suas vidas. Os pais ou cônjuges podem não mudar, mas a dinâmica familiar futura ainda pode. Você pode fazer sua parte para forjar um relacionamento novo, diferente e melhor com seu membro da família. Para quebrar o ciclo da sua experiência de infância, deixe ir qualquer negligência e desatenção que tenha sofrido, e começe uma nova era na história da sua família. Forjar uma nova dinâmica da família pode ser uma das experiências mais gratificantes da vida. Não é fácil, mas o resultado final vale a pena.
Entenda: Eles têm um passado falho, também
Tente estar ciente de que seus pais ou seu cônjuge foram criados por pais imperfeitos. Eles muitas vezes fizeram tudo o que sabiam fazer. Isso não faz o abuso ou negligência serem corretos. Não faz nada disto certo. Mas entender que eles são seres humanos com um passado imperfeito – que provavelmente foram abusadas quando crianças, eles mesmos – pode ajudá-lo a cuidar deles, e apreciá-los enquanto você ainda tem tempo.
Aceite as circunstâncias
Não desperdice energia preciosa desejando que as coisas fossem diferentes. Dramatizar ou fingir só torna a situação pior. Acredite em sua própria força e graça. Uma vez que você decidiu assumir o papel de cuidador, aceite-o e faça o melhor que puder com a situação. Viva a sua vida sabendo que você está fazendo o melhor para seu amado e para si mesmo.
Mantenha-se positivo
Você não pode controlar o passado, mas você pode controlar sua atitude. Você tem uma escolha a cada dia sobre a atitude que você vai abraçar. Você não pode mudar o fato de que as pessoas tenham … ou irão … agir de uma determinada maneira. Mas você pode escolher a sua atitude. Mesmo que seja difícil, você pode optar por ser uma pessoa “copo meio cheio”. Com a atitude certa, você controla o seu destino e felicidade, em vez de ser direcionada por fatores externos.
Procurar aconselhamento
Se você ainda está tendo dificuldade em saber como perdoar alguém que o ofendeu de forma significativa, você pode ter mais sucesso trabalhando com um terapeuta que pode ajudá-lo a trabalhar através de seus sentimentos em um nível mais profundo, e pessoalmente apoiá-lo através do processo. Trazer para fora seu passado com um conselheiro treinado pode ser útil. Ele pode lhe ensinar as técnicas de enfrentamento para ajudar você a entender (mas não tolerar) ações de seu amado, tira-lo de sobre o monte de ressentimento e ajudá-lo a seguir em frente.
Traga a ajuda externa
Se você simplesmente não pode encontrar em seu coração força/carinho para cuidar de um membro da família que o feriu, isso é OK. Tome a decisão, aceite-a e siga em frente. Não julgue ou condene a si mesmo. Você ainda pode garantir que o seu ente idoso da família é bem cuidado, sem colocar as mãos no dia-a-dia. Uma casa de saúde e instalações de moradia assistida podem garantir ao seu idoso querido uma boa qualidade de vida.
A base é a seguinte: Você não pode mudar ou controlar o comportamento do seu pai ou sua mãe idosos. Mas você pode controlar o seu próprio ser.
Faça o seu melhor para perdoar, se não conseguir, esqueça o passado, deixe ir e alivie sua carga. Um rancor pode ser um peso pesado para suportar. Tudo o que você pode fazer é o seu melhor. Tente viver cada dia ao máximo, com amor, gratidão e perdão.