“Minha mãe idosa não está comendo e ela perdeu muito peso. Devo dar-lhe uma bebida suplementar nutricional para substituir as refeições que ela deveria comer?”

Subnutrição devido à falta de comer é um problema comum entre idosos. É também perigosa. Subnutrição e magreza extrema podem levar a maiores taxas de mortalidade, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. É um problema que não pode ser ignorado.

Geriatras (especialistas em tratamento de idosos) tomam a perda de peso entre os idosos muito a sério e os cuidadores devem também. No entanto, alguns profissionais de saúde acham que seus pais tomando uma bebida de suplemento nutricional, tipo energéticos com vitaminas e sais minerais, em vez de refeições, garante que a alimentação dos idosos queridos está fornecendo a nutrição que precisam. Este não é o caso, de acordo com Dra. Amy Ehrlich, professora de Medicina Clínica e Chefe de Divisão da Divisão de Geriatria do Montefiore Medical Center.

“Só dando-lhes uma lata de suplemento para o jantar não é suficiente”, diz ela. “É sempre melhor tentar usar a comida regular para manter o peso de uma pessoa.” Se um cuidador quer usar bebidas de nutrição, elas devem ser usadas entre as refeições, como um lanche ou suplemento para adicionar calorias à dieta do idoso – não como um substituto de refeição.

Trabalhe com um médico para determinar as necessidades nutricionais do idoso

A perda de peso é um marcador de fragilidade. No entanto, isso não é uma parte normal do envelhecimento. Dra. Ehrlich salienta que é fundamental descobrir o que está causando a perda de interesse em alimentos do idoso. Um doutor deve realizar uma avaliação médica detalhada para determinar a causa da perda de apetite e perda de peso. “Há uma variedade de condições tratáveis que poderiam ser as culpadas: Úlceras, doenças da tireoide, demência, depressão, mesmo próteses mal ajustadas. Todas são tratáveis, por isso, em vez de imediatamente se voltar para um suplemento, trabalhe com o seu médico para tratar a causa do problema “, diz a Dra. Ehrlich.

Se um cuidador decide que uma bebida de nutrição é o certo para o seu amado um idoso, um médico ainda deve ser consultado para determinar o tipo de suplemento que usar. Por exemplo, os diabéticos devem escolher um produto de baixo-açúcar.

Idosos frágeis têm diferentes necessidades nutricionais

Há uma percepção equivocada de que as pessoas idosas frágeis devem aderir ao mesmo baixo teor de gordura, e dieta de baixa caloria que é recomendada para a população em geral. No entanto, Dra. Ehrlich diz que para idosos frágeis, que têm perda de peso substancial, o oposto é verdadeiro. “Eu vou ver uma pessoa de 94 anos de idade que está perdendo peso, e ele é que  está restringindo tudo, comendo um baixo teor calórico, fazendo dieta de baixa gordura. Seria melhor comer uma tigela de sorvete, para a ingestão calórica! ”

Anciãos que experimentaram a perda de peso devem comer o que eles gostam. E não tenha medo de incorporar ovos, queijo, manteiga de amendoim … mesmo sorvete na dieta. Não há necessidade de leite com baixo teor de gordura ou queijo.

Anciãos, muitas vezes não podem (ou não querem) comer três grandes refeições por dia. Em vez disso, incentive-os a ter refeições menores, mais frequentes, incluindo lanches, mesmo antes de dormir.

Bebidas de nutrição e suplementos podem interagir com medicamentos

Suplementos, incluindo bebidas de nutrição, podem causar interações medicamentosas perigosas da mesma maneira medicamentos fazem.

Se uma pessoa idosa está tomando remédios de prescrição e medicamentos sem receita, os suplementos e as drogas podem entrar em conflito e, basicamente, entrar em guerra uns contra os outros, além de, ao contrário, danificar funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo. Verifique com seu médico para evitar interações. “Eu encorajo meus pacientes para trazer todos os seus medicamentos, suplementos e vitaminas, para que eu possa verificar a existência de possíveis interações”, diz Dra. Ehrlich. Como exemplo, suplementos vitamínicos podem interagir negativamente com afinadores de sangue.

A linha básica é que as bebidas nutricionais não são uma solução mágica para a falta de refeição ou subnutrição. Estes produtos não são maus, quando utilizados como um auxiliar de dieta e suplemento de refeições regulares. No entanto, eles não devem ser utilizados como substituto de refeição para os idosos – especialmente aqueles que são frágeis ou magros.

Dra. Amy Ehrlich MD é Fellowship da Divisão de Geriatria do Geriatric Program Director for Montefiore Médical do Center em Nova York e professora associada de Medicina Clínica. Ela é certificada em Medicina Geriátrica e Internal Medicine.