Fazer mudanças na dieta pode ser difícil para qualquer um. Porém, pode ser especialmente difícil para os adultos mais velhos, porque as pessoas ficam presas aos hábitos. Se o seu amado precisa fazer mudanças na dieta para aumentar a sua saúde e bem-estar, há coisas específicas que você, o cuidador, pode fazer para ajudar com a mudança. Dr. Frechman recomenda três áreas importantes em que os cuidadores podem ajudar.
Incorporar as mudanças gradualmente
As pessoas mais velhas são geralmente céticos em mudanças. Eles precisam fazer pequenas mudanças gradualmente. Como cuidador, você deve reforçar isto e certificar-se se de que seu amado está incorporando os novos alimentos em sua dieta.
Por exemplo, se o seu pai é diabético e precisa se ajustar a sua ingestão de carboidratos, incorpore aveia no café da manhã, uma ou duas vezes por semana. À medida que se acostumar com isso, farinha de aveia pode ser adicionada três a quatro vezes por semana. Se o seu pai normalmente come o pão branco, dê-lhes um sanduíche de pão de trigo integral algumas vezes por semana, e aumente gradualmente a fim de que o pão branco seja completamente cortado de sua dieta.
Seja um exemplo
Quando um adulto mais velho tem que mudar sua dieta por razões de saúde, eles podem se sentir discriminados. Comer é uma atividade social e é importante comer as refeições com seus pais idosos. É igualmente importante que quando você comer com eles, coma os mesmos alimentos que eles. Quando se sentar para uma refeição em família, não faça uma refeição especial para o seu ente querido idoso e algo diferente para todo mundo. Ao comer com eles e comer os mesmos alimentos como eles, as mudanças na dieta feitas não parecerão tão drásticas.
Faça vitaminas
Às vezes, os adultos mais velhos simplesmente se recusam a fazer as alterações nutricionais necessárias, mesmo que sejam recomendadas pelo médico. As pessoas com demência, especialmente, podem se recusar a comer certas coisas. Seja criativo. Se o seu amado precisa de proteína, tente fazer-lhes uma vitamina com gérmen de trigo. O germe de trigo não é um suplemento que interage com medicamentos, mas um alimento real, com quantidades muito elevadas de proteína. Às vezes, os alimentos podem ser misturados em uma vitamina, para garantir que seu amado consuma os nutrientes necessários.