Seja franco e direto
Use uma linguagem clara e simples para ajudar seu ente querido a compreender os tipos de medicamentos que ele ou ela está tomando e por quê. Além disso, ofereça instruções claras, tais como: “Aqui está a pílula para a sua pressão arterial elevada. Coloque-o em sua boca e beba com um pouco de água.”
Desenvolver uma rotina
Dar medicamentos de um modo específico em momentos específicos do dia vai ajudar a reduzir os conflitos. Nunca assuma que o indivíduo vai tomar medicamentos por si próprio. Pode ser necessário verificar e ver se o medicamento foi ingerido.
Adaptar-se à Pessoa
Se o seu amado tem problemas para engolir comprimidos, ou cospe as pílulas, pergunte ao seu médico se a medicação está disponível em alguma outra forma, tal como um líquido. Alguns medicamentos podem ser esmagados e misturados com comida. No entanto, nenhuma pílula ou comprimido devem ser esmagados sem primeiro consultar o seu médico ou farmacêutico. Esmagar alguns medicamentos podem causar ineficiência e ou insegurança.
Obtenha uma “avaliação de remédios”
Como medida de segurança, peça para marcar uma “avaliação de remédios” com o seu médico ou farmacêutico prescrição. Reúna todos os medicamentos atuais e produtos sem receitas leve-os ao médico ou farmacêutico para que ele / ela possam olhar para os potenciais problemas.
Esteja preparado para emergências
Pesquise os nomes e números de telefone de farmácias e centros de cuidados de emergência que estão abertos nos fins de semana. Mantenha o número do seu centro de controle de veneno ou pronto socorro de emergência em local acessível. Se você suspeitar de uma overdose de medicamentos, chame o 192 imediatamente.
Perguntas a fazer sobre medicamentos
Aqui está uma lista de perguntas para os cuidadores perguntarem sempre que um médico prescreve um medicamento novo para o seu amado idoso:
- Porque é que este medicamento é receitado?
- Como é que o medicamento funciona no corpo?
- Quais são os efeitos colaterais mais comuns? O que devo prestar atenção?
- Será que este medicamento interagir com outros medicamentos sujeitos a receita médica e não sujeitos a receita médica que meu amado está tomando agora?
- Quando é que o medicamento começa a funcionar?
- O que devo fazer se o meu ente querido falhar uma dose?
- Ele / ela podem toma-lo com as refeições?
- Será que ele / ela precisa beber um copo inteiro de água com ele?
- Existem alimentos, drogas ou atividades que ele / ela deve evitar enquanto tomar este medicamento?
- Existem quaisquer alimentos ou bebidas para evitar?
- É seguro beber álcool enquanto tomar este medicamento?
- Quanto tempo será que ele / ela tem que tomar o medicamento? Será que vamos precisar de uma recarga? Como faço para organizar isso?