O plano de tratamento para o câncer em idosos depende principalmente do tipo de câncer que seu pai ou mãe tem e do estágio da doença. Os médicos também consideram a idade do paciente e a saúde geral. Muitas vezes, o objetivo do tratamento é curar o câncer. Em outros casos, o objetivo é controlar a doença ou reduzir os sintomas durante o maior tempo possível. Cuidadores podem trabalhar em estreita colaboração com o médico dos seus pais idosos para garantir que estão recebendo o tratamento adequado.

O plano de tratamento de sua mãe ou pai idosos pode mudar ao longo do tempo. As maiorias dos planos de tratamento incluem cirurgia, terapia de radiação, ou quimioterapia. Alguns envolvem a terapia hormonal ou terapia biológica. Além disso, o transplante de células-tronco pode ser utilizado de modo a que um paciente possa receber doses muito elevadas de quimioterapia ou terapia de radiação. Alguns tipos de câncer respondem melhor a um único tipo de tratamento. Outros podem responder melhor a uma combinação de tratamentos. Os tratamentos podem trabalhar em uma área específica (terapia local) ou ao longo do corpo (terapia sistêmica):

  • Terapia local remove ou destrói o câncer em apenas uma parte do corpo. A cirurgia para remover um tumor é terapia local. A radiação para reduzir ou destruir um tumor também é normalmente uma terapia local.
  • A terapia sistêmica envia drogas ou substâncias através da corrente sanguínea para destruir células cancerosas por todo o corpo. Ele mata ou retarda o crescimento de células cancerosas que possam ter se propagado para além do tumor original. Quimioterapia, terapia hormonal e terapia biológica são geralmente terapia sistêmica. O seu médico pode descrever as suas opções de tratamento e os resultados esperados. Você e seu médico podem trabalhar juntos para decidir sobre um plano de tratamento que seja melhor para você.

Como os tratamentos de câncer muitas vezes danificam as células e tecidos saudáveis, os efeitos secundários são comuns. Os efeitos secundários dependem, principalmente, do tipo e extensão do tratamento. Os efeitos secundários podem não ser os mesmos para cada pessoa, e podem mudar de uma sessão de tratamento para a seguinte. Antes do início do tratamento, a equipe de cuidados de saúde irá explicar os possíveis efeitos secundários e sugerir maneiras para ajudar a gerenciá-los nos seus pais idosos. Esta equipe pode incluir oncologista, enfermeiros, um nutricionista, um fisioterapeuta, e outros.

Perguntas para fazer ao médico

Você pode querer fazer  estas perguntas ao médico antes do início do tratamento:

  • Será que o câncer se espalhou? Se sim, onde? O que é o estágio da doença?
  • Qual é o objetivo do tratamento? Quais são as opções de tratamento? O que você recomenda? Por quê?
  • Quais são os benefícios esperados de cada tipo de tratamento?
  • Quais são os riscos e possíveis efeitos secundários de cada tratamento?
  • Como os efeitos colaterais podem ser manejados?
  • O que eu posso, como um cuidador, fazer para preparar o meu pai para o tratamento?
  • Qual a frequência do tratamento de minha mãe ou pai ? Quanto tempo durará o tratamento?
  • Quanto o tratamento provavelmente irá custar? Será que o seguro saúde da minha mãe cobrirá os custos?
  • Que novos tratamentos estão em estudo? Será que um estudo clínico pode ser adequado para o meu pai idoso?