Tratamentos para câncer de cólon incluem:

Cirurgia

Cirurgia (remoção do câncer em uma operação) é o tratamento mais comum para todos os estágios do câncer de cólon. Um médico pode remover o câncer utilizando um dos seguintes tipos de cirurgias:

  • Excisão local: Se o câncer for encontrado em um estágio muito precoce, o médico pode removê-lo sem cortar através da parede abdominal. Em vez disso, o médico pode colocar um tubo através do reto dentro do cólon e extirpa o câncer . Isso é chamado de excisão local. Se o câncer se encontra em um pólipo (um pequeno pedaço de tecido abaulamento), a operação é designada uma polipectomia.
  • A ressecção: Se o cancer é maior, o médico irá realizar uma colectomia parcial (remoção do câncer e uma pequena quantidade de tecido saudável em redor dele). O médico pode, então, realizar uma anastomose (costurar as partes saudáveis do cólon em conjunto). O médico também costuma remover os gânglios linfáticos perto do cólon e examiná-los sob um microscópio para ver se eles contêm câncer. Ressecção e colostomia: Se o médico não é capaz de costurar as 2 extremidades do cólon em conjunto novamente, uma abertura é feita no lado de fora do corpo para os resíduos passarem através dela . Este procedimento é chamado uma colostomia. Um saco é colocado em volta do estoma para recolher os resíduos. Por vezes, a colostomia é apenas necessária até que o cólon inferior tenha se curado, e em seguida, ela pode ser revertida. Se o médico precisar remover todo o cólon inferior, no entanto, a colostomia pode ser permanente.
  • A ablação por radiofrequência: O uso de uma sonda especial com pequenos eletrodos que matam as células cancerosas. Às vezes, a sonda é inserida diretamente através da pele e apenas anestesia local é necessária. Em outros casos, a sonda é inserida através de uma incisão no abdômen. Isto é feito no hospital com anestesia geral.
  • A criocirurgia: Um tratamento que utiliza um instrumento para congelar e destruir o tecido anormal, tal como o carcinoma in situ. Este tipo de tratamento também é chamado de crioterapia. Mesmo se o médico remover todo o câncer que pode ser visto no momento da operação, alguns pacientes podem passar por quimioterapia ou terapia de radiação após cirurgia, para matar quaisquer células cancerosas que são deixadas. O tratamento que dado após a cirurgia, para diminuir o risco do câncer voltar, é chamado de terapia adjuvante.

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento do câncer que utiliza medicamentos para parar o crescimento de células cancerosas, ou matar as células ou impedindo-as de se dividir. Quando a quimioterapia é tomada por via oral ou injetada na veia ou músculo, os medicamentos entram na corrente sanguínea e podem atingir as células cancerosas por todo o corpo. Quando a quimioterapia é colocada diretamente dentro da coluna vertebral, um órgão ou uma cavidade do corpo, tais como o abdômen, as drogas afetam principalmente células tumorais naquelas áreas (quimioterapia regional).

A forma como a quimioterapia é administrada depende do tipo e do estádio do câncer a ser tratado.

Terapia de radiação

A radioterapia é um tratamento de câncer que utiliza raios-x de alta energia ou outros tipos de radiação para matar células cancerosas ou impedi-las de crescer. Existem dois tipos de terapia de radiação. A radioterapia externa utiliza uma máquina fora do corpo para enviar radiação para o câncer. A radioterapia interna usa uma substância radioativa selada em agulhas, sementes, fios, ou cateteres que são colocados diretamente dentro ou próximo do câncer. A forma como a terapia de radiação é administrada depende do tipo e do estádio do câncer a ser tratado.

Terapia-alvo

Terapia-alvo é um tipo de tratamento que usa drogas ou outras substâncias para identificar as células cancerosas específicas e ataca-las sem danificar as células normais.

A terapia de anticorpo monoclonal é um tipo de terapia-alvo a ser estudada no tratamento de câncer do cólon. A terapia de anticorpo monoclonal utiliza anticorpos produzidos em laboratório a partir de um único tipo de célula do sistema imunitário. Estes anticorpos podem identificar substâncias em células cancerosas ou substâncias normais que podem ajudar as células cancerosas crescem. Os anticorpos ligam-se às substâncias e matar as células cancerosas, bloquear o seu crescimento, ou impedi-los de se espalharem. Os anticorpos monoclonais são dados por infusão. Eles podem ser utilizados sozinhos ou para transportar fármacos, toxinas ou material radioativo diretamente para as células cancerosas.