A maioria das pessoas não pensam que os homens desenvolvem osteoporose. Esta doença, que torna os ossos finos e frágeis e podem fraturar facilmente, é geralmente associada às mulheres. Os médicos muitas vezes não discutem o assunto com seus pacientes do sexo masculino. Mas os homens podem fraturar o quadril e outras ossos, devido a osteoporose, também, e não é menos dolorosa ou debilitante para eles do que para as mulheres.
Ela se desenvolve com menos frequência em homens que em mulheres, porque os homens têm esqueletos maiores, a sua perda óssea começa mais tarde e progride mais lentamente, e eles não têm período de mudança hormonal rápida e perda óssea. Mas pela idade 65 ou 70, vão perder massa óssea na mesma taxa que as mulheres.
Fratura por osteoporose ocorre mais comumente no quadril, coluna e punho, e pode ser permanentemente incapacitante. As fraturas de quadril são especialmente perigosas. As fraturas de quadril ocorrem em idades mais avançadas nos homens, o que pode explicar por que os homens que quebram um quadril são mais propensos a morrer de complicações do que as mulheres. Mais da metade de todos os homens que sofrem uma fratura de quadril saem do hospital para um lar de idosos, e 79 por cento das pessoas que sobrevivem por um ano ainda vivem em lares de idosos ou instalações de cuidados intermediários.
A osteoporose primária e secundária
Existem dois tipos principais de osteoporose: primária e secundária. Em casos de osteoporose primária, a condição é causada pela perda de massa óssea relacionada com a idade (algumas vezes chamada osteoporose senil) ou a causa é desconhecida (osteoporose idiopática). O termo osteoporose idiopática é usado apenas para homens com menos de 70 anos de idade; em homens mais velhos, a perda óssea relacionada com a idade é assumido como sendo a causa.
A maioria dos homens com osteoporose têm pelo menos uma (por vezes mais de uma) causa secundária. Em casos de osteoporose secundária, a perda de massa óssea é causada por certos comportamentos de vida, doenças ou medicamentos. As causas mais comuns de osteoporose secundária em homens incluem a exposição a medicamentos glicocorticóides, hipogonadismo (baixos níveis de testosterona), abuso de álcool, tabagismo, doença gastrointestinal, hipercalciúria ( cálcio alto na urina), e imobilização.
Tratamento e prevenção da osteoporose em homens idosos
Assim como para as mulheres, absorção de bastante cálcio é muito importante para a prevenção da osteoporose. Adultos com mais de 50 precisam de 1.200 mg de cálcio por dia. A melhor maneira de obter cálcio suficiente é através de dieta. Comprar suco de laranja fortificado e cereais, e comer muitos vegetais de folhas verdes e laticínios com baixo teor de gordura, como queijo, leite, sorvete e iogurte.
Seu amado também deve obter quantidade suficiente de vitamina D. Se você gastar 15 minutos no sol a cada dia ( veja o horário mais adequado para sua pele e prevenção de câncer de pele), o corpo deve fazer o suficiente por conta própria. Se você tem a exposição ao sol limitada, os cientistas atualmente recomendam de 200 a 400 unidades internacionais (UI) para os menores de 70 anos de idade, e 600 para aqueles com mais de 70 anos. Verifique com seu médico.
Também é importante fazer exercício de peso regularmente, como caminhar, correr, subir escadas, tênis, musculação e dança. Estes exercícios podem fortalecer os ossos e podem também ajudar com o equilíbrio. Isso irá reduzir o risco de queda de seu amado e assim reduzir suas chances de quebrar um osso.
Se o seu amado já tem osteoporose, os médicos estão prescrevendo a maioria dos mesmos medicamentos que eles estão dando para as mulheres. Certifique-se de conversar com seu médico sobre as suas opções.