Se seus pais idosos estão reclamando de dor e rigidez, pode ser artrite. A artrite é uma das doença comum. Milhões de adultos e metade de todas as pessoas de 65 anos e mais velhos estão preocupados com esta doença.
A artrite pode atacar articulações em praticamente qualquer parte do corpo. Algumas formas de artrite causam mudanças em que você pode ver e sentir o inchaço, calor e vermelhidão nas articulações. Em alguns casos, a dor e inchaço duram apenas um curto período de tempo, mas são muito ruins. Outros tipos causam sintomas menos problemáticos, mas lentamente ainda danificam suas articulações.
Sinais de aviso
Aqui estão alguns sinais de alerta que podem apontar para a artrite:
- Dor duradoura nas articulações
- Inchaço das articulações
- Rigidez articular
- Sensibilidade ou dor ao tocar uma junta
- Problemas ao usar ou mover uma articulação normalmente
- Calor e vermelhidão em uma junta
Se qualquer um destes sintomas durar mais de 2 semanas, o seu pai têm que ver o seu médico ou um reumatologista. Se o seu amado tem um febre, sente-se fisicamente doente, de repente tem uma junta inchada, ou tem problemas com suas articulações, consulte o seu médico logo. O médico fará perguntas sobre os sintomas do idoso e fará um exame físico. Ele ou ela podem tirar radiografias ou fazer testes de laboratório antes de sugerir um plano de tratamento.
Tipos de artrite
A osteoartrite (OA) é o tipo mais comum de artrite em pessoas mais velhas. A osteoartrite começa quando a cartilagem começa a tornar-se áspera e se desgasta. A cartilagem é o tecido em uma articulação que “funciona como as almofadas” dos ossos. Sintomas da osteoartrite podem variar de rigidez e dor leve que vem e vai com atividades como caminhadas, dobra, ou inclinar-se, até à dor articular grave que se mantém mesmo quando o mais velho está descansando ou tentando dormir.
Artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune. Na Artrite reumatoide, o corpo ataca o revestimento de uma articulação da mesma forma que faria se estivesse tentando protegê-lo de lesão ou doença. Por exemplo, se o seu pai idoso teve um corte em seu dedo, o dedo iria se tornar inflamado, doloroso, vermelho e inchado. Artrite reumatoide leva a uma inflamação nas articulações. Esta inflamação causa dor, inchaço e rigidez que dura horas. Esta muitas vezes pode acontecer em muitas articulações diferentes ao mesmo tempo. O seus pais idosos podem até não serem capazes de mover a articulação. Pessoas com Artrite reumatoide muitas vezes não se sentem bem. Eles podem sentirem-se cansados ou apresentar febre. As pessoas de qualquer idade podem desenvolver artrite reumatoide, e é mais comum em mulheres.
A gota é uma das formas mais dolorosas de artrite. Um ataque pode começar quando os cristais de ácido úrico forma-se no tecido conjuntivo e / ou espaços articulares. Estes depósitos levam ao inchaço, vermelhidão, calor, dor e rigidez da articulação. Ataques de gota muitas vezes surgem ao se comer alimentos como mariscos, fígado, feijão, ervilhas, anchovas, ou molho. A gota é mais frequentemente um problema no dedo grande do pé, mas pode afetar outras articulações, incluindo o tornozelo, cotovelo, joelho, punho, mão, ou outros dedos. O inchaço pode puxar a pele firmemente em torno do conjunto e fazer a área ficar vermelha ou roxo e muito lisa.
Artrite reativa é uma forma de artrite ou inflamação das articulações, que ocorre como uma “reação” a uma infecção noutras partes do corpo. Artrite reativa também é conhecido como síndrome de Reiter. Além dessa inflamação das articulações, a artrite reativa está associada com dois outros sintomas: vermelhidão e a inflamação dos olhos (conjuntivite) e inflamação do trato urinário (uretrite).
Outras formas de artrite incluem artrite psoriática (em pessoas com condição da pele de psoríase), espondilite anquilosante (que afeta principalmente a coluna vertebral) e artrite na articulação temporomandibular (em que a maxila se junta ao crânio).
O Instituto Nacional sobre Envelhecimento (NIA), um dos 27 institutos e centros de Institutos Nacionais de Saúde (NIH), leva um amplo esforço científico para compreender a natureza do envelhecimento e para estender os anos saudáveis, ativos de vida.