Quando um amigo ou membro da família amado é diagnosticado com câncer, encontrar as palavras certas pode parecer impossível. Você finge que tudo é normal? Se você adota uma atitude sombria quando se fala com eles? Qual é a melhor maneira para que eles saibam que você está lá para apoiá-los?

Infelizmente, a confusão obriga muitas pessoas a retirarem-se da presença de um ente querido com câncer. Eles não sabem o que dizer, por isso eles não dizem nada; pacientes que ficam se sentindo isolados e sozinhos, justo quando eles mais precisam de seus amigos e familiares.

Inúmeros membros da comunidade AgingCare.com estiveram em ambos os lados da mesa, como pacientes com câncer e, como cuidadores de familiares com câncer ou outra doença grave. No Grupo de Apoio Câncer, eles oferecem seus insights sobre o que dizer a um amigo ou membro da família com câncer:

  • “Fique na liderança deles. Se eles querem falar sobre sua doença e seus sentimentos, seja um bom ouvinte. Se eles querem reservar pesados conversas emocionais para os familiares e amigos muito próximos e só quiserem ter “conversas comuns” com os amigos mais casuais, então fique dentro dos temas que eles iniciam. Isolando-os, porque você não sabe o que dizer, não é bom para nenhum dos dois lados. Chame-os. Deixe-os assumir a liderança nas conversas. “
  • “Deixe-os falar, ouça-os, simpatize com eles sobre a sua doença. Eles provavelmente só precisam de um ouvido para escutar. Também é bom enviar-lhes um cartão para que eles saibam que eles estão em seus pensamentos.”
  • “Quando alguém tem câncer, não se tornam a doença. Eles são a mesma pessoa que sempre foram. O câncer não é contagioso, por isso não há razão para temer ou evitar um amigo. Basta tratá-los da mesma forma que faziam antes que eles tivessem Câncer.”
  • “Quando eu tinha câncer, perdi a maioria dos meus amigos, porque eles não sabiam o que dizer ou eles estavam com medo de que iriam dizer a coisa errada. Eu só precisava de alguém para conversar. Acabei chamando minha ex madrasta, porque ela sempre me faz rir e rir, e ela sempre vem se é chamada, também. Nós nos tornamos melhores amigos. “
  • “A única coisa que eu aprendi conforme eu estou ficando mais velha é que não se trata de meus sentimentos, é sobre estar lá para uma outra pessoa. Tudo que você tem a fazer é chamar, dizer “eu sinto muito”. Deixe-os saber que você estará orando por eles e apenas ouça. Seu amigo provavelmente irá fazer toda a conversa, e é isso que eles precisam agora. “Às vezes, a única coisa que podemos fazer por é uma oração e ouvir.”
  • “Os amigos que me animam, a maioria nunca fala sobre o câncer ou leucemia. Eles se juntar a mim para o almoço e falam sobre as férias, bebês novos, casamentos e qualquer coisa que vai me fazer rir. Uma hora de distância de todos os meus cuidados é ganho de vida “

Claro, não há nenhuma mensagem mágica que vai fazer uma pessoa com câncer sentir completamente à vontade; eles enfrentam uma batalha monumental que, finalmente, só eles podem percorrer. Mas seu amor e apoio podem fazer maravilhas para fortalecer a sua força e coragem para continuar lutando ao longo dos dias, meses e anos de sua doença.

O que você diria a um amigo próximo ou membro da família que acaba de ser diagnosticado com câncer? Como você se comunicaria seu apoio?