animal-1130207_640_filhote_cao

Para idosos donos de animais, que muitas vezes vivem sozinhos ou em moradias coletivas, animais de estimação podem ajudar a reduzir o estresse, pressão arterial, aumentar a interação social e atividade física, e ajudá-los a aprender.

“Um novo animal de estimação pode estimular alguém a ler sobre um animal ou raça, o que pode ser muito estimulante mentalmente e importante nessa idade”, diz Dr. Katharine Hillestad, um veterinário em Rhinelander, Wisconsin, que fornece aconselhamento on-line e suprimentos para animais e produtos farmacêuticos.

Animais fornecem outros intangíveis. “Cães e outros animais de estimação vivem muito no aqui e agora. Eles não se preocupam com o amanhã. E o amanhã pode ser muito assustador para uma pessoa mais velha. Por ter um animal com esse sentimento imediato, ele tende a retirar isso das pessoas”, diz o Dr. Jay P. Granat, um psicoterapeuta de Nova Jersey.

E animais de estimação podem reduzir a depressão e diminuir a solidão. “Idosos donos de animais muitas vezes nos dizem o quão incrivelmente estéril e solitária suas vidas estavam sem a companhia de seu animal de estimação, mesmo quando havia algumas desvantagens de possuir um animal de estimação ativo”, diz Linda Anderson, que com o marido Allen fundou o Rede de Animais Anjos em Minneapolis. O casal fala sobre as alegrias da posse do animal de estimação e é autor de livros.

Em Cães Anjo: Mensageiros Divinos de Amor (New World Library, 2005), os Andersons dizem sobre Bonnie, um golden retriever que Marjorie e Richard Douse adotaram, e que se tornou um membro da família indispensável. “Nunca nos sentimos sozinhos quando Bonnie estava na casa. Como nós temos idade e tendemos a sair menos, ele nos forneceu companheirismo amoroso”, os Douses dizem no livro dos Andersons.

O psicólogo Penny B. Donnenfeld, que traz o seu golden retriever mix Sandee ao seu escritório de Nova York, testemunhou sua capacidade de acelerar memórias dos proprietários mais velhos. “Eu vi aqueles com perda de memória interagirem e recuperarem memórias de há muito tempo”, diz ela. “Ter um animal de estimação ajuda o foco sênior em algo diferente de problemas físicos e preocupações negativas sobre a perda ou envelhecimento”.

 

Animais são benéficos, também, particularmente quando pessoas mais velhas adotam animais de estimação mais velhos. “Estes animais afortunados vão desde a reclusão para o paraíso. Como a maioria dos adotantes são aposentados, eles têm muito tempo para se dedicar a um animal de estimação anteriormente indesejado”, diz o veterinário de Chicago Tony Kremer, que com sua esposa Meg opera a Sociedade Humana  Ajude a Salvar Animais, que opera centros de adoção.

Aqui estão algumas coisas que um cuidador deve considerar quando se compra um animal de estimação para sua mãe sênior ou pai.

Animal certo para dono certo. Como as pessoas envelhecem de maneira tão diferente, a decisão precisa ser feita com cuidado e não apenas por crianças amorosas que pensam que soa como uma maneira de fornecer camaradagem. Não há apenas um animal de estimação correto, faça as seguintes perguntas para ajudar a estreitar o campo, diz o Dr. Donnenfeld.

  • Você está definiu bem seus caminhos? Se você não gosta de mudanças, você pode não ser um bom candidato, dizem os Andersons.
  • Você já teve um animal de estimação antes? Amy Sherman, um terapeuta licenciado pensa que é melhor se a pessoa idosa é já teve experiência anterior.
  • Você tem deficiência? Os cães podem ser companheiros maravilhosos, que encorajam um idoso sem grandes limitações físicas a andar e interagir com os outros, diz o Dr. Donnenfeld. Para aqueles que estão fisicamente limitados, gatos, muitas vezes necessitam de menos cuidados do que os cães, diz ela. Um pequeno cão que é treinado ou um pássaro de gaiola também é por vezes preferível, diz ela.
  • Você precisa de uma terapia com animal de estimação? Se a pessoa está muito doente ou adoentada, pode ser uma candidata para uma assistência com um cão de terapia para ajudá-los interagir.
  • O animal de estimação tem a idade certa? Um filhote de cachorro ou gatinho podem não ser a melhor escolha para os proprietários de idosos por causa dos cuidados que eles exigem. Um jovem animal pode sobreviver a seu dono. Aves, especialmente têm expectativa de vida longa. No entanto, também é importante que o animal de estimação não seja muito velho, pois podem começar a ter limitações físicas e ficar doentes, Dr. Donnenfeld adverte.
  • Será que o animal de estimação tem um bom temperamento? Embora alguns proprietários mais velhos possam pensar que grandes Pyrenees seriam grande demais para segurar, Daffron encontrou um misto de dois anos de idade, tão maduro que teria sido um bom animal de estimação para um idoso. “Muitas pessoas mais velhas podem pensar que faria melhor com um terrier Jack Russell, porque é pequeno, mas eles têm muito, muito, muito alta energia e requerem mais esforço e empenho. Então, depende muito da personalidade”, diz ela.
  • O animal de estimação é saudável? É importante que qualquer animal de estimação ser examinado por um profissional. “Você não quer comprometer o sistema imunológico de uma pessoa mais velha, uma vez que alguns animais são portadores de doenças”, diz Dr. Hillestad.
  • Um animal de estimação ou dois? Vários animais de estimação pode não ser uma boa idéia para uma pessoa mais velha, diz o Dr. Hillestad. “Dois filhotes de cachorro podem ligar-se uns com os outros em vez de com o proprietário”, diz ela.
  • São as finanças um problema? Animais custam dinheiro. Um filhote de cachorro pequeno pode executar mais de R$ 1.500,00 o seu primeiro ano de alimentos, cuidados médicos, brinquedos e tosa, enquanto um peixe é menos caro -. Se o animal fica doente, dólares bola de neve.

Angie Jones tornou-se interessado em cães de terapia de treinamento depois de levar seu cão Hunter para visitar seu falecido pai em uma casa de repouso. “Levou meia hora para chegar ao quarto de meu pai, porque todos nós éramos parados ao longo do caminho e queriam brincar com o cachorro “, diz ela. “Hunter trouxe meu pai grande alegria e abriu a porta de comunicação desde que ele era mais recluso”, diz Jones.

Onde encontrar o animal de estimação. Enquanto criadores são uma boa fonte, alguns abrigos também oferecem um animal de estimação por menos, e oferecem a vantagem de resgatá-la da eutanásia.

Funcionários dos abrigos, muitas vezes sabem a personalidade do animal de estimação bem e podem fazer um bom jogo, diz Daffron. Lojas pet também podem auxiliar.

Como a prestação de cuidados de longo prazo atua em um animal de estimação. Como um proprietário mais velhos podem demorar estando doente, ou morrer, é importante que o destino do animal de estimação esteja previsto em um testamento, e tenha um cuidador nomeado, diz o Dr. Hillestad. Ainda mais fundamental é que alguém sabe que uma pessoa idosa tem um animal de estimação. “Se a pessoa é levado às pressas para o hospital, ele poderia ser deixado sozinho se ninguém souber”, diz Allen Anderson.