Além de cirurgia, radioterapia e quimioterapia, aqui estão mais algumas opções de tratamento que os cuidadores devem estar cientes se a sua mãe ou pai idosos são diagnosticados com câncer.

Terapia hormonal

Alguns tipos de câncer precisam de hormônios para crescer. A terapia hormonal evita que as células cancerosas  obtenham ou usem os hormônios de que necessitam. É terapia sistêmica. A terapia hormonal usa drogas ou cirurgia:

Drogas: O médico dá remédio que interrompe a produção de certos hormônios ou impede os hormônios de trabalhar.

Cirurgia: O cirurgião remove órgãos (como os ovários ou testículos) que produzem hormônios. Os efeitos secundários da terapia hormonal dependem do tipo de terapia. Eles incluem ganho de peso, vermelhidão, náuseas e alterações na fertilidade. Nas mulheres, a terapia hormonal pode parar os períodos menstruais  ou torna-los irregulares, e pode causar secura vaginal. Nos homens, a terapia hormonal pode causar impotência, perda do desejo sexual, e o crescimento do peito ou sensibilidade.

Terapia biológica

A terapia biológica é um outro tipo de terapia sistêmica. Ela ajuda o sistema imunológico (sistema natural de defesa do organismo) a combater o câncer. Por exemplo, alguns doentes com câncer da bexiga recebem solução de BCG após a cirurgia. O médico utiliza um cateter para colocar a solução na bexiga. A solução contém bactérias vivas enfraquecidas, que estimulam o sistema imunológico a matar as células cancerosas. BCG pode causar efeitos secundários. Ele pode irritar a bexiga. Algumas pessoas podem ter náusea, uma febre baixa ou arrepios. A maioria dos outros tipos de terapia biológica são dadas através de uma veia. A terapia biológica viaja através da corrente sanguínea. Algumas pessoas ficam com uma erupção no local em que a terapia é injetada. Alguns têm sintomas semelhantes aos da gripe, tais como febre, calafrios, dor de cabeça, dores musculares, fadiga, fraqueza e náuseas. A terapia biológica também pode provocar efeitos secundários mais graves, tais como alterações na pressão arterial e problemas respiratórios. A terapia biológica é geralmente dada no consultório do médico, clínica ou hospital.

Transplante de medula

Transplante de medula, células formadoras de sangue, permite que os pacientes recebam doses elevadas de quimioterapia, radiação, ou ambos. As doses elevadas de ambos  destroem células cancerosas e células normais do sangue na medula óssea. Após o tratamento, o paciente recebe, células de medula formadoras de sangue saudável através de um tubo flexível colocado numa veia grande. Células Novas de Sangue se desenvolvem a partir das células transplantadas. A medula pode ser obtida a partir do paciente antes do tratamento de dose elevada, ou elas podem ser provenientes de uma outra pessoa. Os pacientes permanecem no hospital para este tratamento.

Os efeitos colaterais da terapia de dose elevada e transplante de medula incluem infecção e hemorragia. Além disso, a doença do enxerto versus hospedeiro pode ocorrer em pessoas que recebem medula a partir de um doador. Em DECH, as células da medula doada atacam os tecidos do paciente. Na maioria das vezes, a DECH afeta o fígado, a pele, ou do trato digestivo. DECH pode ser grave ou mesmo fatal. Pode ocorrer a qualquer momento após o transplante, mesmo anos mais tarde. Medicação pode ajudar a prevenir, tratar ou controlar DECH.