Monitores  de sons e sensores. Sensores funcionam bem para a cama, cadeira ou vaso sanitário. As almofadas detectam eletronicamente a ausência de pressão, que por sua vez envia um sinal eletrônico para disparar um alarme. Usadas em uma cama, as almofadas de pressão pode estar  na parte inferior ou superior do colchão. Elas são muito finas, para que não perturbem o sono e são conectadas ao monitor através de uma linha de telefone. Sensores de cadeira e de higiene trabalham da mesma forma.

Há também almofadas/ monitores que detectam e soam um alarme se uma pessoa pisa nele (detector de pressão). Este tipo de almofada pode ser usada ao lado da cama, em um corredor ou na frente de uma cadeira enquanto a pessoa está sentada.

Esteiras de queda. São usadas em áreas onde uma pessoa poderia se ferir  em uma queda sobre uma superfície rígida, tal como o lado de uma cama, ao lado do vaso ou em frente de uma cadeira. Eles são tapetes amortecedores de chão de vários tamanhos de 25 ou 50 mm de espessura com cantos chanfrados. Eles amortecem a queda e evitam lesões.

Barras de apoio. Instale  perto do banheiro, na banheira e chuveiro.

Aqui estão alguns produtos que os cuidadores podem usar para evitar seus idosos de cair.

Cadeira de chuveiro ou banco transferência. Ao entrar e sair da banheira, bancadas de transferência proporcionam estabilidade e ajudam o cuidador a colocar os idosos dentro e fora da banheira com segurança, sem ferir a pessoa idosa ou o cuidador.

Tapetes antiderrapantes. Instale-os na banheira ou no chão do chuveiro. O material de borracha dura impede a pessoa idosa de escorregar e fornece estabilidade.

Bengalas e andadores. Eles ajudam os idosos a se sentir firmes em seus pés. Verifique se o dispositivo de mobilidade que você escolheu é da altura correta para o seu pai idoso, e tem pontas de borracha inferior, para a segurança.

Meias, sapatos e chinelos. Devidamente vestidos e de tamanho certo, calçados de salto baixo, antiderrapantes para andar e transferir tração, são muito mais seguros do que ir com os pés descalços. Muitas meias e sapatos estão disponíveis com degraus antiderrapantes na parte inferior, para manter seus pais idosos seguros e ajudar a reduzir escorregões acidentais. Evite chinelos que podem facilmente escorregar para fora do pé.

Tiras elevatórias. São usados para mover uma pessoa idosa que é incapaz de mover-se da cama para uma cadeira de rodas ou cadeira. Há três razões comuns que os cuidadores podem precisar de tiras elevatórias: se o pai idoso é pesado demais para ser transferido sem assistência; para evitar acidentes com o cuidador; e para evitar que a pessoa idosa tenha uma lesão ou queda.