Gota, é uma das formas mais dolorosas de artrite. A gota é causada por níveis mais elevados do que o normal de ácido úrico no seu corpo. Gota ocorre quando o produto de excreção do corpo que é o ácido úrico é depositado na forma de cristais nas articulações ou tecidos macios. Estes cristais de ácido úrico causam artrite inflamatória das articulações, que por sua vez leva ao inchaço intermitente, vermelhidão, calor, dor e rigidez.
Ataques de gota muitas vezes surgem após comermos alimentos como mariscos, fígado, feijão, ervilhas, anchovas, ou molho. O uso de álcool, excesso de peso, e de certos medicamentos também podem piorar a gota. Em pessoas mais velhas, alguns medicamentos de pressão arterial também pode aumentar a chance de sua mãe idosa, ou do pai, de sofrer um ataque de gota.
A gota é mais frequentemente um problema no dedo grande do pé, mas pode afetar outras articulações, incluindo o tornozelo, cotovelo, joelho, punho, mão, ou outros dedos. Inchaço pode causar puxamento firme da pele em torno do conjunto e fazer a área ficar vermelha ou roxo e muito lisa. O seu médico pode sugerir exames de sangue e raios-x. Ele ou ela também pode retirar uma amostra de fluido da articulação do seus pais enquanto estão tendo um ataque.
Sinais de Gota
Os sintomas de gota incluem:
- hiperuricemia
- presença de cristais de ácido úrico no fluido das articulações
- mais de um ataque de artrite aguda
- artrite que se desenvolve em um dia, produzindo uma articulação inchada, vermelha e quente
- ataque de artrite em apenas uma articulação, muitas vezes, o dedo do pé, tornozelo ou joelho
O que causa a gota?
Esses fatores de risco estão associados com a gota:
- Genética. Muitas pessoas com gota têm uma história familiar da doença. Estimativas variam de 20 a 80 por cento.
- Gênero. A gota é mais comum em homens do que em mulheres.
- Ter excesso de peso aumenta o risco de desenvolver gota porque há mais tecido disponível para o volume de movimento ou de avaria, o que leva ao excesso de produção de ácido úrico.
- Consumo de álcool. Beber álcool em excesso interfere com a remoção de ácido úrico no corpo.
- Comer muitos alimentos que são ricos em purinas pode causar ou agravar a gota.
- A exposição ao chumbo. Em alguns casos, a exposição ao chumbo no ambiente pode causar gota.
- Outros problemas de saúde. Insuficiência renal, hipertensão, hipotireoidismo (hipoatividade da tireoide), psoríase, anemia hemolítica, ou alguns tipos de câncer.
- Os medicamentos que podem colocar as pessoas em risco de desenvolver hiperuricemia e gota são: os diuréticos, contendo salicilato de drogas, tais como a aspirina, niacina, uma vitamina, também conhecido como ácido nicotínico, a ciclosporina, um fármaco que suprime o sistema imunitário do corpo e a levodopa, um medicamento utilizado no tratamento da doença de Parkinson.
O tratamento da gota
Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas que têm gota são capazes de controlar seus sintomas e viver uma vida produtiva. A gota pode ser tratada com um ou uma combinação de terapias. Os objetivos do tratamento são para aliviar a dor associada com ataques agudos, para prevenir futuros ataques, e para evitar a formação de pedras nos rins. O sucesso do tratamento pode reduzir o desconforto causado pelos sintomas de gota, bem como danos a longo prazo para as articulações afetadas. O tratamento vai ajudar a prevenir a deficiência devido à gota.
Os tratamentos mais comuns para um ataque agudo de gota são anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) tomados por via oral (pela boca) ou corticosteróides, que são tomados por via oral ou injetados na articulação afetada. AINEs reduzir a inflamação causada pela deposição de cristais de ácido úrico, mas não tem nenhum efeito sobre a quantidade de ácido úrico no corpo. Utilize apenas com prescrição médica.
Os corticosteróides são fortes hormônios anti-inflamatórios. O corticosteroide mais comumente prescritos é prednisona. Os pacientes muitas vezes começam a melhorar dentro de algumas horas de tratamento com um corticosteroide, e o ataque geralmente desaparece completamente dentro de uma semana ou cerca disso. Utilize apenas com prescrição médica.
Quando AINEs ou corticosteróides não controlam os sintomas, o médico pode considerar o uso de colchicina. Esta droga é mais eficaz quando tomado dentro das primeiras 12 horas de um ataque agudo.
O médico também pode considerar a prescrição de medicamentos, tais como alopurinol, probenecida, ou febuxostat para tratar a hiperuricemia e reduzir a frequência dos ataques súbitos e o desenvolvimento de tofos ( nódulos).
As pessoas que têm outros problemas médicos, tais como a pressão arterial alta ou triglicérides elevados no sangue (gorduras), podem achar que as drogas que tomam para essas condições também podem ser úteis para a gota. Tanto losartan, uma medicação de pressão sanguínea, e fenofibrato, um fármaco de redução de triglicéridos, também ajudam a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Utilize apenas com prescrição médica.
O médico também pode recomendar: a perda de peso, para aqueles que estão acima do peso; limitar o consumo de álcool; e evitar ou limitar alimentos ricos em purinas, que podem aumentar os níveis de ácido úrico.