Pessoas mais velhas com dinheiro. Os artistas do embuste caem implacavelmente sobre eles. Por que os idosos são vítimas mais suscetíveis e com maior probabilidade de se tornar de sofrer fraude? Os idosos são vulneráveis a fraudes porque eles tendem a ser muito confiantes, crédulos, vivem sozinhos e não ter alguém cuidando de suas finanças. Solidão também desempenha um papel. Anciãos são muitas vezes gratos por ter alguém com quem conversar – sem suspeitar que o “homem bom” no telefone podem ser um predador.
Nada pode ser feito sobre golpes em idosos? “Muitos de nós temos um pai, amigo ou vizinho que se beneficiaria de um lembrete de que os idosos são os principais alvos de golpistas. Nós podemos ajudar e impedi-los de perder seu dinheiro, sua dignidade e sua sensação de segurança”, disse Ken Hunter, presidente e CEO do Conselho da Better Business Bureaus.
Cuidadores podem tomar algumas medidas e identificar bandeiras vermelhas para ajudar a proteger os seus pais idosos de golpistas e fraudes contra idosos, de acordo com o Better Business Bureau. Essas incluem:
- Envolva-se com as decisões financeiras dos idosos, tanto quanto possível, especialmente quando o gerenciamento das finanças pessoais tornou-se um fardo.
- Nunca permita que seu pai idoso nunca dê (ou pelo menos avise-os contra isso) informações bancárias pessoais, números de cartões de crédito para alguém que tenha ligado. Golpes populares incluem informações promissora no novo produto milagroso para saúde, uma doação de caridade, ou a confirmação de um sorteio.
- Se um vendedor não fornecer informação escritas sobre a sua empresa – incluindo nome, endereço da empresa e telefone, faça negócios com outro.
- Se alguém chama de uma “agência do governo” pedindo dinheiro, peça uma carta registrada em papel timbrado.
- Visite as casas de parentes idosos regularmente. Pergunte sobre telefonemas que recebem (vigaristas tendem a desenvolver relações com suas vítimas solitárias e presas em sua necessidade de uma conversa.). E verifique se a uma caixa de correio está cheia. Um grande número de correspondências de empresas de promoção poderia indicar que o idoso está em uma “lista de otário.”
- Diga ao seu pai para nunca mais contratar alguém que aparece em sua porta. Se lhes é dito seu encanamento precisa ser corrigido, ou as necessidades de telhado reparado, o golpista pode levar dinheiro, mas nunca irá fazer o trabalho.
- Diga a seus pais para nunca tomar uma decisão “no momento”. Se a pessoa diz que você tem que aceitar a oferta imediatamente ou você vai perder a oportunidade, é provável um golpe. Empresas legítimas não pressionam as pessoas a agir sem tomar o tempo para olhar para o negócio.
- Evite investimentos que prometem enormes lucros sem risco. investimentos “de alto retorno” não são garantidos e empresas legítimas vão dizer aos consumidores sobre possíveis riscos envolvidos.
- Coloque o número de telefone do idoso na lista de não ligações de telemarketing – Procom (isto irá ajudar a limitar telefonemas de telemarketing.)
Fraude contra os mais velhos é um problema grave que afeta milhares a cada ano. Estas dicas podem ajudar a prevenir o pais idosos de serem vítima de fraudes.