Você sabia que as articulações da maioria dos adultos com mais de 18 anos podem mostrar mudanças artríticas? É claro que a maioria dos adolescentes não estão reclamando de dor nas articulações. No entanto, não é nenhuma surpresa que, com o passar do tempo, e as articulações sofrerem mais desgaste, essas alterações causarão os sintomas que a maioria das pessoas associam com artrite, sendo as formas mais comuns a osteoartrite (OA), ou a doença articular degenerativa (DAD) .
A artrite mais comumente afeta as grandes articulações que suportam peso, como os quadris e joelhos, assim como as mãos, pés e coluna vertebral. A artrite pode ser um resultado natural do envelhecimento, conforme a cartilagem – o material elástico que amortece contra o atrito nas articulações – começa a se degenerar. Ela também pode ser causada ou acelerada por outros fatores, tais como a obesidade, trauma ou cirurgia para a junta, gota ou diabetes.
Ao tratar a artrite, as metas são para reduzir a dor nas articulações e inflamação, ao mesmo tempo em que melhoram e mantém a função articular. Fisioterapeutas podem oferecer muitas intervenções eficazes para atingir esses objetivos.
O alívio da dor da artrite: O fisioterapeuta pode fornecer vários meios de reduzir o desconforto comum. Em um nível básico, algumas pessoas podem se beneficiar da aplicação de calor ou frio. Qual destas modalidades é escolhida pode depender de onde a inflamação aparece na articulação. Uma combinação de aplicação de calor antes do exercício, e compressas frias após o exercício, também pode ser benéfica. Suaves e gentis mobilizações de baixo grau, que são movimentos passivos suaves do conjunto do terapeuta, também pode diminuir a dor, e ao mesmo tempo melhorar a mobilidade articular.
Proteção da junta com Artrite: O exercício é fundamental para a terapia física de idosos com artrite. Fortalecimento e alongamento irão melhorar a amplitude de movimento e ajudar a proteger a articulação. Muitos idosos com dor nas articulações têm medo que o exercício vai fazer a sua dor pior; no entanto, um programa de exercícios devidamente projetado irá utilizar apropriada intensidade do exercício, a frequência e a duração para obter resultados positivos sem agravar a dor. Fisioterapia aquática, que é realizado em uma piscina, pode ser particularmente eficaz para aqueles com artrite dolorosa, uma vez que permite o movimento com o apoio parcial do peso e resistência suave da água. Um programa de exercícios também irá incluir alongamento para ajudar a aumentar a amplitude de movimento das articulações . Yoga é uma ótima forma de exercício que pode combinar fortalecimento e alongamento.
Os fisioterapeutas têm o conhecimento e treinamento para conduzir com segurança programas de exercícios terapêuticos dos idosos para melhorar a força e mobilidade articular e maximizar a sua função, bem como projetar um programa de exercícios em casa para garantir que a melhora é mantida após a alta da terapia especializada. Como um bônus adicional, um programa de exercício regular pode ajudar na perda de peso, o que também pode diminuir os sintomas da artrite e oferecem muitos benefícios para a saúde!