Muitos aspectos da vida diária que podem parecer simples tornam-se vêm cada vez mais difícil para alguém que sofre de os avanços da doença de Parkinson.
Por exemplo, banhos tornam-se cada vez mais difíceis e os chuveiros são geralmente preferidos. Algumas pessoas com Parkinson, eventualmente, desenvolvem demência, ou confusão, e o som, bem como a sensação de água corrente pode, por vezes assustá-los. Ao se banhar, dê a pessoa tempo para se adaptar à situação e entender o que está acontecendo. Comece com menos áreas sensíveis do corpo, tais como os pés e as mãos, e, em seguida, auxilie a lavagem, conforme necessário.
Algo tão simples como escovar os dentes pode tornar-se um esforço frustrante para alguém que bocheche mal. Pessoas com Parkinson, muitas vezes sofrem não só de cárie dentária, mas de doenças gengivais e ósseas. Alças adaptativas para escovas de dentes, escovas de cabelo e pentes estão disponíveis a partir de fornecedores de produtos médicos, assim como copos especiais e óculos que tornam mais fácil para manusear.
Vestir
Para alguém sofrendo de Parkinson se vestir pode levar uma quantidade crescente de tempo, conforme as habilidades motoras e força diminuem. Além disso, rigidez ou dor podem muitas vezes fazer o vestir uma tarefa temida. Sempre que possível, substitua botões ou zíperes por tiras de velcro. Roupas soltas são mais fáceis e mais confortáveis para entrar e sair. Uma das coisas mais importantes para um cuidador é se lembrar que quando vestir alguém é necessário ir devagar e tomar muito tempo.
Mobilidade
Um sintoma muito comum de Parkinson é o “congelamento”. Congelamento significa extrema rigidez e perda quase completa do movimento. Ao caminhar ou em movimento, algumas pessoas com Parkinson podem sentir como eles estão colados à superfície do chão. Quando isso acontece, sugere-se que o cuidador peça ao seu amado para fingir que eles estão passando por cima de um objeto no chão ou até mesmo incentivá-los a balançar muito lenta e suavemente de lado a lado, a fim de ajudá-los a se mover novamente.