Parte 2: Uma Visão Geral da Osteoporose
Certos fatores de risco estão ligados ao desenvolvimento da osteoporose e podem contribuir para a probabilidade de um indivíduo desenvolver a doença. Muitas pessoas com osteoporose têm vários fatores de risco, mas outras pessoas que desenvolvem a doença não têm fatores de risco conhecidos. Há alguns fatores que você não pode mudar e outros que você pode.
Fatores de risco que você não pode mudar:
Sexo – Suas chances de desenvolver osteoporose são maiores se você é uma mulher. As mulheres têm menos tecido ósseo e perda de massa óssea mais rapidamente do que os homens por causa das mudanças que ocorrem com a menopausa. No entanto, os homens podem ter e têm osteoporose.
Idade – Quanto mais velho você é, maior o risco de osteoporose. Seus ossos se tornam mais finos e mais fracos à medida que envelhecem.
Tamanho do corpo – mulheres magras de ossos Pequenos estão em maior risco.
Etnia – mulheres caucasianas e asiáticas estão em maior risco. Mulheres afro-americanas e hispânicas têm um risco menor, mas significativa.
História familiar – O risco de fratura pode ser devido, em parte, à hereditariedade. Pessoas cujos pais têm uma história de fraturas também parecem ter a massa óssea reduzida e podem correr risco de fraturas.
Os fatores de risco que você pode mudar:
Os hormônios sexuais – ausência anormal de períodos menstruais (amenorreia), baixo nível de estrógeno (menopausa), e baixo nível de testosterona em homens pode trazer a osteoporose.
Anorexia nervosa – Caracterizado por um medo irracional de ganho de peso, este distúrbio alimentar aumenta o risco de osteoporose.
Ingestão Cálcio e vitamina D – Uma dieta pobre em cálcio e vitamina D pode torna-lo mais propenso à perda óssea.
Uso de medicamentos – O uso prolongado de glicocorticoides e alguns anticonvulsivos podem levar à perda de densidade óssea e fraturas.
Estilo de vida – uma vida inativa ou repouso prolongado tende a enfraquecer os ossos.
O tabagismo – Os cigarros são ruins para os ossos, bem como para o coração e os pulmões.
A ingestão de álcool – O consumo excessivo aumenta o risco de perda óssea e fraturas.
A osteoporose é muitas vezes chamada de “doença silenciosa” porque a perda óssea ocorre sem sintomas. As pessoas podem não saber que têm osteoporose até que seus ossos se tornam tão fracos que uma pancada súbita, colisão ou queda faz com que um quadril frature-se ou uma vértebra entre em colapso. Vértebras em colapso podem, inicialmente, serem sentidas ou visto sob a forma de dores severas nas costas, perda de altura, ou deformidades da coluna vertebral, tais como cifose (postura severamente encurvada).