Fatores de risco

Ninguém sabe as causas exatas do câncer de próstata. Os médicos muitas vezes não conseguem explicar porque um homem desenvolve o câncer de próstata e outro não. No entanto, sabemos que o câncer de próstata não é contagioso. Você não pode “pegar”  de outra pessoa.

A pesquisa mostrou que os homens com certos fatores de risco tem mais probabilidade do que outros para desenvolver câncer de próstata. Um fator de risco é algo que pode aumentar a probabilidade de desenvolver uma doença.

Estudos descobriram os seguintes fatores de risco para o câncer de próstata:

  • Idade: A idade é o principal fator de risco para câncer de próstata. Esta doença é rara em homens com menos de 45. A chance de ocorrer sobe drasticamente à medida que um homem envelhece. Nos Estados Unidos, a maioria dos homens com câncer de próstata tem mais de 65 anos.
  • História familiar: o risco de um homem é maior se seu pai ou irmão tiveram câncer de próstata.
  • Raça: O câncer de próstata é mais comum em homens afro-americanos do que em homens brancos, incluindo os homens brancos hispânicos. É menos comum em homens indianos asiáticos e americanos.
  • Certas alterações da próstata: Homens com células chamadas de alto grau neoplasia intraepitelial prostática (PIN) podem ter um risco aumentado de câncer de próstata. Estas células da próstata parecem anormais ao olhar sob um microscópio.
  • Dieta: Alguns estudos sugerem que homens que comem uma dieta rica em gordura animal ou carne podem ter risco aumentado de câncer de próstata. Homens que comem uma dieta rica em frutas e vegetais podem ter um risco mais baixo.

Muitos destes fatores de risco podem ser evitados. Outros, como histórico familiar, não podem ser evitados. Você pode ajudar a proteger a si mesmo ao ficar longe de fatores de risco conhecidos, sempre que possível.

Os cientistas também estudaram se BPH ( hiperplasia prostática benigna), obesidade, tabagismo, um vírus transmitido através do sexo, ou a falta de exercício podem aumentar o risco de câncer de próstata. Neste momento, estes não são fatores de risco claros. Além disso, a maioria dos estudos não encontraram um risco aumentado de câncer de próstata para homens que fizeram vasectomia. A vasectomia é uma cirurgia para cortar ou amarrar os tubos que transportam os espermatozoides para fora dos testículos.

A maioria dos homens que têm fatores de risco conhecidos não têm câncer de próstata. Por outro lado, os homens que adquirem a doença muitas vezes não têm fatores de risco conhecidos, exceto o envelhecimento.

Triagem

O seu médico pode examina-lo para câncer de próstata antes de você ter quaisquer sintomas. O rastreio pode ajudar os médicos a encontrar e tratar o câncer precoce. Mas os estudos até agora não demonstraram que os testes de triagem reduzem o número de mortes por câncer de próstata. Você pode querer falar com o seu médico sobre os possíveis benefícios e riscos de serem projetados. A decisão de ser rastreado, como muitas outras decisões médicas, é uma questão pessoal. Você deve decidir depois de saber os prós e contras da triagem.

O seu médico pode explicar mais sobre estes testes:

  • Exame retal digital: O médico insere um dedo com luva lubrificada no reto e sente a próstata através da parede retal. A próstata está marcada para áreas endurecidas ou fragmentadas.
  • Exame de sangue para o antígeno específico da próstata (PSA): Um laboratório verifica o nível de PSA na amostra de sangue de um homem. Um nível de PSA elevado é normalmente causado por HBP ou prostatite (inflamação da próstata). O câncer da próstata pode também causar um elevado nível de PSA.

O teste de exame retal digital e PSA podem detectar um problema na próstata. Eles não podem mostrar se o problema é câncer ou uma doença menos grave. O seu médico irá utilizar os resultados desses testes para ajudar a decidir se deve ainda verificar se há sinais de câncer.

Os sintomas

Um homem com câncer de próstata pode não ter quaisquer sintomas. Para os homens que têm sintomas de câncer de próstata, os sintomas comuns incluem:

  • Problemas urinários
  • Não ser capaz de urinar
  • Um tempo difícil para iniciar ou parar o fluxo de urina
  • Necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite
  • Fluxo fraco de urina
  • O fluxo de urina que inicia e para
  • Dor ou ardor durante a micção
  • Dificuldade em ter uma ereção
  • Sangue na urina ou no sêmen
  • Frequente dor na parte inferior das costas, quadris, coxas ou superior

Na maioria das vezes, estes sintomas não são devido ao câncer. BPH, uma infecção, ou outro problema de saúde pode causar-lhes. Qualquer homem com estes sintomas deve contar ao seu doutor, de modo que os problemas possam ser diagnosticados e tratados o mais cedo possível. Ele pode consultar seu clínico geral ou um urologista. Um urologista é um médico cuja especialidade é a doenças do sistema urinário.