Muitas pessoas considerariam perder a visão uma das piores perdas potenciais que eles poderiam ter. Mesmo que a maioria de nós não vá sofrer de cegueira completa, milhões atualmente sofrem de algum tipo de deficiência visual, com os números crescendo rapidamente à medida que envelhecemos.

De acordo com o National Eye Institute (NEI), os adultos mais velhos representam a maioria da população com deficiência visual, estando a deficiência visual incluída entre as 10 causas mais prevalentes de deficiência nos EUA

VisionAware.org é o site da Fundação Americana para os Cegos (AFB). Este site ajuda as pessoas que são novas na deficiência visual, bem como seus cuidadores. De acordo com Pris Rogers, gerente do programa da VisionAware.org, cuidadores ficam muitas vezes tão confusos e oprimidos, sem saber para onde ir ou o que sugerir.

“Embora muitos adultos mais velhos tenham que superar uma série de problemas durante as suas vidas, quando recebem um diagnóstico desta perda, eles podem acreditar que não há nenhuma maneira com que eles possam lidar com isso, uma vez que afeta quase toda a vida diária” observa Pris. “Muitas vezes, o médico dá-lhes um diagnóstico, mas não tem nada a oferecer em termos de onde o indivíduo pode pedir ajuda para viver com a perda de acuidade visual eficazmente”.

“Mas cuidadores e pessoas com deficiência visual necessitam saber que há realmente esperança e vida, após a perda de visão”, diz Pris. ” Há uma ampla gama de serviços que estão disponíveis e que podem permitir que os adultos que são cegos, ou têm baixa visão, para continuar a viver como profissionais de forma independente. O termo “reabilitação visual” inclui profissionais altamente treinados e serviços abrangentes, que podem restaurar a função após a grande deficiência, assim como ações de fisioterapia restauram a função física depois de um acidente vascular cerebral ou outra lesão”.

Dez Dicas para viver com baixa visão

Pris oferece 10 dicas gerais para ajudar as pessoas com visão reduzida a viver de forma mais independente e segura:

  1. Uma boa iluminação é fundamental: mantenha as salas bem iluminadas. Use luz noturna nos quartos, corredores e no banho à noite.
  2. Eliminar a desordem: devolva as coisas ao mesmo lugar. Tente usar uma cesta para armazenar chaves, controles remotos de TV e outros itens.
  3. Remover perigos: mesas de café, tapetes jogados ou fios elétricos no meio do caminho podem apresentar um risco de tropeço.
  4. Use cores contrastantes na casa: Isso pode fazer as suas portas, escadas, e móveis mais fácil de ver.
  5. Use cores contrastantes na cozinha: Por exemplo, um quadro branco para cortar maçãs vermelhas; uma placa escura para as cebolas.
  6. Marcas nos comandos dos aparelhos: Use pontos em relevo ou marcações levantadas.
  7. Use cores contrastantes na casa de banho: Toalhas, panos, e tapetes de banho que contrastem fortemente com a banheira e azulejos.
  8. Identificar medicamentos com precisão: Use letras grandes, etiquetas tácteis ou garrafas de prescrição sonoras. Ou verifique com o seu farmacêutico para saber mais sobre dispositivos de medicamentos que falam e estão disponíveis agora em muitas lojas.
  9. Torne mais fácil para ouvir as horas: busque dispositivos que falem as horas e relógios de numerais grandes, calculadoras e outros dispositivos.
  10. Reinventar o processo de leitura: Verifique livros impressos em grandes letras, livros de áudio, aplicativos de telefones inteligentes e dispositivos de ampliação tais como ampliadores de vídeo em versões portáteis e de mesa.

Pris também sugere que as pessoas consultem Visionaware.org para mais dicas.

Uma visão de um oftalmologista

Charles P. Wilkinson, M.D., oftalmologista e presidente do EyeCare America, oferece uma visão adicional para gestão de visão conforme sua perspectiva médica:

  • Consulte o seu oftalmologista. A Academia Americana de Oftalmologia recomenda que idosos com 65 anos e mais velhos façam um exame médico de olho com pupila dilatada cada um a dois anos, ou como recomendado por seu oftalmologista, um médico especializado no diagnóstico, tratamento médico e cirúrgico de doenças oculares e suas condições. Durante um exame de vista, seu oftalmologista faz mais do que avaliar a sua visão. Ele ou ela também avalia a saúde do seu olho e identifica quaisquer doenças oculares e condições. Além disso, novas lentes podem ser capazes de ajudar, mesmo que haja outros problemas ou condições, tais como a catarata.
  • Fazer coisas maiores. Sente-se mais perto da televisão ou do palco em performances. Obter livros com letras grandes, mostradores de telefone e cartas de jogar também. Carregue lupas para obter ajuda com os menus, garrafas de prescrição e etiquetas de preços.
  • Tornar as coisas mais brilhante. Tenha certeza que as áreas são bem iluminados e cubra as superfícies brilhantes para reduzir o brilho. Considere aumentar as cores para contrastar bem. Por exemplo, beber café de uma caneca branca e sempre usar uma caneta de ponta de feltro com tinta preta.
  • Use a tecnologia. Muitas das tecnologias mais recentes de hoje têm aplicações que podem ajudar com baixa visão. Por exemplo, e-readers permitem aos utilizadores ajustar o tamanho da fonte e o contraste. Muitos smartphones e tablets também podem ser usados para ampliar impressões, identificar códigos de barra e fornecer instruções de navegação por voz.
  • Organizar e etiquetar. Designe pontos para as suas chaves, carteira e itens utilizados com frequência em sua geladeira. Marque termostatos e mostradores com marcadores de alto contraste; etiquete medicamentos com marcadores ou bandas de borracha; e etiquete com alfinetes de segurança coloridos as roupas semelhantes para distingui-las.
  • Não se isole. Mantenha o seu grupo social, trabalho voluntário, ou esporte. Ele pode requerer iluminação, grandes cartões de impressão, uma lupa, um passeio ou alguém para assistir a sua jogada. Peça a ajuda que precisa.
  • Coma para os seus olhos. Tente consumir uma dieta rica em frutas cítricas, vegetais folhosos verde escuro, nozes, grãos integrais, óleos vegetais e peixes de água fria. Estes tem nutrientes que suportam seus olhos.
  • Exercite-se regularmente. Mesmo exercício suave, como caminhar, yoga ou alongamento pode ser eficaz na promoção da boa circulação de sangue e admissão de oxigênio, duas coisas que nossos olhos precisam!
  • Para de fumar. Não só é bom para seu corpo, também é bom para os olhos. Esta decisão é um dos melhores investimentos que você pode fazer em sua saúde a longo prazo.
  • Usar suas sombras. Independentemente da época, usar óculos escuros, com pelo menos 99 por cento de proteção UV ajuda a proteger os olhos dos danos.
  • Considere reabilitação de baixa visão. Se a sua visão está falhando, você pode melhorar significativamente a sua qualidade de vida através da reabilitação visual, que lhe ensina como usar a sua visão remanescente de forma mais eficaz. Converse com seu oftalmologista se reabilitação visual é ideal para você.

Como profissionais de saúde podem ajudar

Perder a visão é muitas vezes tão sutil, que pode não ser aparente para aqueles cuja visão está piorando. Este é o ponto onde os cuidadores podem atuar. Olhe para fora para estes sintomas de perda de visão.:

  • Apertar os olhos ou inclinar a cabeça ao tentar se concentrar,
  • Bater em mais objetos,
  • Descontinuar as atividades diárias, como ler ou escrever,
  • Perder objetos quando chegam a eles,
  • Cair ou pisar hesitante, ou
  • Um aumento nos “erros” com o carro.

Incentive a comunicação aberta e honesta. Algumas pessoas com baixa visão sentem alucinações, experiência conhecida como síndrome de Charles Bonnet. Esta é muitas vezes confundida com demência, mas é muito diferente e é inofensiva. Deixe seus amados saber que podem falar com você se algo parece estar errado.

Ajude a identificar recursos úteis. Muitas vezes, os americanos mais velhos estão preocupados que deficiências de visão irão afetar a sua capacidade de viver de forma independente; então coloque seu amado à vontade, sugerindo recursos que lhes permitam manter a independência.

Vá aos exames oftalmológicos com eles. Anote perguntas para seu oftalmologista com antecedência e ajude-os a obter as respostas que precisa. Seja consciente e seja um advogado envolvido para sua amada.