Vital em todas as idades para ossos saudáveis, o exercício é importante para o tratamento e prevenção da osteoporose. Não só o exercício melhorara saúde óssea, como também aumenta a força muscular, coordenação e equilíbrio, e leva a uma melhor saúde em geral.

Porque o exercício? Como o músculo, osso é um tecido vivo que responde ao exercício, tornando-se mais forte. As mulheres jovens e homens que se exercitam regularmente geralmente conseguem um ponto maior de massa óssea (densidade óssea e força máximas) do que aqueles que não o fazem. Para a maioria das pessoas, os pontos máximos de massa óssea são atingidos durante a terceira década de vida. Após esse tempo, podemos começar a perder osso. Mulheres e homens com mais de 20 anos de idade podem ajudar a prevenir a perda óssea com exercício regular. Exercício permite-nos manter a força muscular, coordenação e equilíbrio, que por sua vez ajuda a prevenir quedas e fraturas relacionadas. Isto é especialmente importante para adultos mais velhos e as pessoas que foram diagnosticadas com osteoporose.

O Melhor Exercício para Construção de ossos

O melhor exercício para os ossos é o tipo de levantamento de peso, o que obriga o corpo a trabalhar contra a gravidade. Alguns exemplos de exercícios incluem levantamento de pesos, andar, caminhadas, jogging, subir escadas, tênis e dança. Exemplos de exercícios que não são levantamento de peso incluem natação e ciclismo. Embora essas atividades ajudem a construir e manter os músculos fortes e tenham excelentes benefícios cardiovasculares, elas não são a melhor maneira de exercitar os seus ossos.

Dicas para o exercício

Antes de iniciar a prática de exercícios , tenha ou não o seu amado problemas de saúde – tais como problemas cardíacos, pressão arterial elevada, diabetes ou obesidade, verifique com seu médico as orientações para um programa de exercício regular.

De acordo com o cirurgião geral, o objetivo ideal é de pelo menos 30 minutos de atividade física na maioria dos dias, de preferência diariamente.

Ouça o seu corpo. Ao iniciar uma rotina de exercícios, seu amado pode ter alguma dor e desconforto muscular no início, mas isso não deve ser doloroso, ou durar mais de 48 horas. Se isso acontecer, você pode estar trabalhando muito duro e precisa relaxar. Pare de se exercitar se o seu amado sentir qualquer dor ou desconforto no peito, e consulte o seu médico antes da próxima sessão de exercícios.

Se o seu amado tem osteoporose, pergunte ao seu médico quais as atividades são seguras. Se o seu amado tem baixa massa óssea, os especialistas recomendam que ele / ela protejam a coluna vertebral, evitando exercícios ou atividades que flexionem, dobrem ou torçam. Além disso, evite o exercício de alto impacto, a fim de diminuir o risco de quebrar um osso. Você também pode querer consultar com um especialista em exercícios para aprender a progressão adequada de atividades, como alongar e fortalecer os músculos de forma segura, e como corrigir hábitos de má postura. Um especialista em exercícios deve ter uma licenciatura em fisiologia do exercício, educação física, fisioterapia, ou uma especialidade similar. Certifique-se de perguntar se ele ou ela está familiarizado com as necessidades especiais das pessoas com osteoporose.

Um Programa de Osteoporose completa

Lembre-se, o exercício é apenas uma parte da prevenção da osteoporose ou programa de tratamento. Como uma dieta rica em cálcio e vitamina D, o exercício ajuda a fortalecer os ossos em qualquer idade. Mas o exercício e dieta podem não ser suficientes para parar a perda óssea causada por condições médicas, menopausa, ou escolhas de estilo de vida, como tabagismo e consumo excessivo de álcool. É importante falar com o seu médico sobre a sua saúde óssea. Discuta quando seu amado pode ser um candidato para um teste de densidade mineral óssea. Se ele / ela forem diagnosticados com baixa massa óssea, pergunte o que medicamentos podem ajudar a manter os ossos fortes.