Quando um ente querido sofre de Alzheimer ou outra forma de demência pode ser difícil observar doenças comuns. Há também o fato de que essas doenças tendem a afetar cada pessoa de forma diferente.
Dependendo da progressão da demência, seu amado pode ou não ser capaz de comunicar de forma adequada a você como eles estão se sentindo. Ao cuidar de alguém em sua jornada com esta doença, precisamos nos tornar investigadores particulares e ‘clínicos’ da casa.
O resfriado comum
Vamos começar com a gripe ou resfriado comum.
Se você notar um corrimento nasal, tosse, espirros, etc., mas o seu amado não está reclamando de quaisquer outros sintomas, você pode assumir que ele, ou ela, está sofrendo de alergia e tratá-los em conformidade com isso.
No entanto, pode haver outras pistas que podem ajudar a avaliar a doença mais efetivamente. Atente para os seguintes sintomas: mudança na cor da pele, letargia e febre. A hidratação é importante para auxiliar no seu processo de cura.
Infecções do trato urinário
Infecções do trato urinário são muito comuns em pessoas que sofrem de doença de Alzheimer e outros tipos de demência.
Manter a área genital completamente limpa durante o banho ou após ir ao banheiro pode ser uma tarefa difícil, especialmente quando um cuidador deve prestar assistência para o seu ente querido. Há sempre o fator de timidez ao receber ajuda com essas tarefas íntimas, e muitas vezes uma pessoa idosa pode tornar-se resistente e não agir adequadamente com os cuidados pessoais. Cuidadores fazem o melhor que podem antes que a resistência comece, mas às vezes não é suficiente para manter seu ente querido limpo.
Demência impacta a memória, o que significa que uma pessoa idosa pode esquecer-se de comer ou beber. À medida que envelhecemos, todos nós precisamos de ingestão de mais fluido do que quando éramos mais jovens. Não consumir bastante líquido pode ser um enorme fator de risco para infecções do trato urinário em idosos.
Então, como você sabe se o seu ente querido está sofrendo de uma infecção urinária?
Sua primeira pista será o cheiro e a aparência de sua urina. Quando a infecção estiver presente, o odor é esmagador e o cheiro é azedo. A urina pode também ser mais escura e possivelmente contaminada com sangue.
Urinar com mais frequência também é um indício chave para procurar for. Não importa o comportamento de seu amado ou sua idade, quando se está com infecção do trato urinário a necessidade de urinar é frequente e muitas vezes e urgente.
Muitos adultos idosos também experimentam mudanças comportamentais quando têm uma infecção no trato urinário. Na verdade, infecções do trato urinário podem causar sintomas de demência em idosos. Se o seu amado está agindo estranho ou inconsistente, mantenha os olhos abertos para os sintomas listados acima e procure ajuda médica. Uma infecção do trato urinário não tratada pode se tornar uma emergência médica levando a hospitalização.
Preste atenção aos sintomas não ditos
Ao cuidar de uma pessoa com demência avançada, a chave para descobrir o que está incomodando é estreita observação.
Se o seu amado está favorecendo uma determinada parte do corpo ou mancando, em seguida, a dor pode ser um problema. Faça uma avaliação de corpo inteiro à procura de hematomas, inchaço e outras anormalidades na aparência normal.
Mantenha o controle sobre sua alimentação e ingestão de líquidos, bem como a frequência dos seus movimentos intestinais e frequência de urinar. Ao monitorar os movimentos do intestino certifique-se de documentar fezes anormais e se elas persistem, ou é uma ocorrência única. Você pode ser capaz de tratar o problema em casa. No entanto, se suas medidas são ineficazes, isso pode ser uma indicação de algo mais grave que requer atenção médica
Também é importante observar comportamentos incomuns ou padrões de fala. Seu amado pode tornar-se mal-humorado e menos compatível com tarefas do dia a dia. A dramática mudança no temperamento, que não tenha outro gatilho óbvio, e a persistência, independentemente de suas táticas para redirecionar e mudar o comportamento, é quase sempre um sintoma de algo que está errado fisicamente.
Eles podem começar a transmitir as coisas verbalmente para você de uma maneira que é incoerente, ou “sem sentido”. No entanto, este modo de falar é tipicamente uma tentativa de transmitir informações em que ele, ou ela, já não tem as palavras para retratar com precisão.
Ao seguir as orientações acima, bem como ter um amplo conhecimento do histórico médico do seu ente querido, e mantendo-se em contacto estreito com o seu médico, você estará no caminho certo para identificar e aplicar o tratamento adequado para fazê-los sentirem-se melhor e voltar ao caminho.
Tenha em mente que a minha visão é de experiência prática com base em relação clínica. Como sempre, se você tem preocupações sobre a saúde do seu ente querido, você deve consultar um prestador de cuidados médicos.