Como você sabe se o seu pai tem a doença de Alzheimer ou Demência?

Se o seu pai se esquece constantemente onde ele coloca suas chaves, ou sua mãe parece confundir-se facilmente nos dias de hoje, isso significa que eles têm a doença de Alzheimer? Não necessariamente. Somente um médico pode diagnosticar a doença. Cada pessoa experimenta sintomas diferentes, em diferentes graus. Mas aqui estão alguns sinais de alerta para prestar atenção.

  1. Perda de memória e esquecimento

O sintoma mais comum de doença de Alzheimer é a perda de memória. Entretanto, apenas porque seu pai não se lembra onde ele colocou seus sapatos ou chama os netos pelo nome errado não significa que ele tem a doença de Alzheimer. Qualquer um pode, por vezes, esquecer os detalhes de uma conversa. Mas o início precoce da doença de Alzheimer causa esquecimento de toda a conversa que ocorreu apenas momentos atrás. Doença de Alzheimer geralmente afeta memória de curto prazo em primeiro lugar, o que significa que a pessoa se esquece de informações que ele / ela aprendeu recentemente. Eles têm dificuldade em lembrar datas e eventos importantes. Eles pedem a mesma informação uma e outra vez. Eles podem até esquecer os rostos dos membros da família.

  1. Falta de concentração e confusão

Ficar confuso sobre os tempos e lugares é um sinal comum da doença de Alzheimer. Sua mãe ou pai podem ter dificuldade de concentração e levar muito mais tempo para fazer as coisas que eles fizeram antes. Pessoas com Alzheimer podem esquecer onde eles estão, ou como eles chegaram lá. Eles podem ter dificuldade em compreender que um evento aconteceu no passado, ou  ocorrerá no futuro, contra algo que está acontecendo no presente. Eles perdem a noção das estações e passagem do tempo.

  1. Perder coisas

Uma pessoa com doença de Alzheimer pode pôr as coisas em lugares inusitados. Por exemplo, perder suas chaves pode acontecer a qualquer um, mas encontrar as chaves perdidas no congelador pode indicar doença de Alzheimer. Uma pessoa com a doença de Alzheimer pode perder as coisas e ser incapaz de refazer os passos para encontrá-los novamente. Eles podem jurar que colocaram um objeto em um determinado lugar, e acusam os outros de rouba-lo quando ele não está onde esperavam encontrá-lo.

  1. Dificuldade em fazer tarefas familiares

Alzheimer afeta a capacidade de fazer tarefas normais, todos os dias. As pessoas podem ter dificuldade para lembrar como dirigir, como cozinhar uma receita favorita, ou como jogar um jogo familiar. Eles podem começar a confiar mais em um cônjuge ou membro da família para fazer coisas que eles antes gostavam de fazer.

  1. Linguagem e problemas de língua

As pessoas com doença de Alzheimer têm dificuldade em lembrar as palavras certas. Por exemplo, eles dizem “o que chama isso” em vez de óculos.

  1. Problemas com matemática simples

As pessoas nos estágios iniciais da doença de Alzheimer podem ter dificuldade em trabalhar com números, incluindo problemas de matemática simples. Eles podem ter problemas para o balanço de conta em um talão de cheques, ou cálculo simples adição. Junto com a matemática, a doença de Alzheimer pode afetar as habilidades relacionadas à visão, como a percepção de profundidade, avaliar a distância ou ver cores.

  1. Julgamento pobre

Procure alterações na tomada de decisões, racionalização e habilidades de julgamento. Uma pessoa que fez pobres decisões toda sua vida pode não ter a doença de Alzheimer. Mas a doença de Alzheimer pode ser a culpada quando um tomador de decisão racional, que pesava todas as opções e tomava decisões saudáveis, de repente exibe um julgamento pobre.

  1. Alterações de personalidade e humor

Uma pessoa com a doença de Alzheimer pode apresentar alterações na personalidade e mudanças de humor repentinas. Eles podem ficar com medo, suspeição, deprimidos, com medo ou ansiosos. Uma pessoa antes autoconfiante pode tornar-se hesitante e tímida. Eles podem ficar facilmente chateados em casa, ou em lugares onde eles estejam fora de sua zona de conforto.

  1. Alterações nos cuidados e higiene pessoal

Súbita perda de atenção à higiene, ou reduzindo-se, por exemplo: não tomar banho, vestir as mesmas roupas repetidamente, não escovar os dentes, podem apontar para a doença de Alzheimer. Quando uma pessoa que antes mantinha a casa imaculada toda a sua vida, mas de repente parou de limpar e deixa em desordem durante semanas, pode ser motivo de preocupação.

  1. Afastamento dos amigos e familiares

Alguém com a doença de Alzheimer pode começar a afastar-se de familiares, amigos e atividades que apreciam. Em vez de chamar a atenção para lapsos de memória ou problemas de comunicação, eles evitam situações junto ou em torno de outros. Eles ficam tipicamente constrangidos com a sua incapacidade de se comunicar ou realizar tarefas como eles faziam antes. Depressão relacionada com a Alzheirmer também causa afastamento de situações sociais.

Os médicos diagnosticam a doença de Alzheimer ou demência apenas se duas ou mais funções cerebrais – como as habilidades de memória e de linguagem – são significativamente prejudicadas, sem que isso seja consciente. Se você acha que alguém que você ama tem a doença de Alzheimer, contate o seu médico.