Terapias de suporte

Se você tem a doença de Parkinson, um profissional de saúde deve fornecer-lhe ajuda nas áreas listadas abaixo. Você deve ter alguém que:

Verifica regularmente como seus medicamentos estão fazendo você se sentir, e faz mudanças se eles são necessários

É um ponto de contacto e apoio para você e sua família ou cuidadores, e pode vir a vê-lo em casa, quando for o caso

Dá-lhe informações confiáveis sobre a doença de Parkinson e seus sintomas e tratamentos, e as questões mais amplas que podem afetar as pessoas com a doença e seus familiares ou cuidadores.

Um/uma enfermeira especialista em doença de Parkinson pode fazer isso. Ele ou ela é uma enfermeira que se especializa no tratamento de pessoas com doença de Parkinson, e trabalha em estreita colaboração com outros especialistas para prestar cuidados adaptados às suas necessidades.

Terapias de suporte

Fisioterapia, terapia ocupacional e terapia de fala e linguagem devem estar disponíveis para as pessoas com doença de Parkinson. Estes tipos de terapia visam ajudá-lo com os seus sintomas em sua vida do dia-a-dia.

Fisioterapia

Fisioterapia envolve o uso de exercícios e outras estratégias físicas para ajudar a melhorar:

Andar, equilíbrio e flexibilidade

Condicionamento aeróbico (o tipo de exercício que faz o seu coração e os pulmões mais fortes)

Movimento

Quão bem você pode fazer as coisas por si mesmo (por exemplo, quanto é fácil se locomover, e quão bem você pode realizar as tarefas diárias).

Fisioterapeutas também pode lhe dar conselhos sobre como ficar seguro em casa.

Uma técnica chamada técnica de Alexander pode ser útil para melhorar a sua circulação no dia-a-dia. Você pode perguntar ao seu profissional de saúde para obter mais informações.

Terapia ocupacional

Terapia ocupacional tem como objetivo ajudá-lo a superar os efeitos de seus sintomas em sua vida do dia-a-dia. Poderia ajudá-lo a:

Continuar com suas atividades habituais no trabalho e na sua casa por tanto tempo quanto possível

Continuar com seus hobbies e outras atividades de lazer

Melhorar a sua mobilidade, ou reduzir o efeito dos problemas de mobilidade na sua vida diária

Ser tão independente quanto possível em cuidar de si mesmo, por exemplo, encontrar maneiras mais fáceis para você comer, beber, lavar e vestir

Garantir que a sua casa ou local de trabalho sejam seguras e adequadas para você.

Um terapeuta ocupacional também pode ajudar se você tiver necessidades específicas, porque você às vezes tornam-se confusos ou distraídos.

Terapia de fala e linguagem

Fala e terapia de linguagem envolve o uso de exercícios vocais e outros exercícios para ajudá-lo a se comunicar tão claramente quanto possível. Os terapeutas também pode fornecer equipamento caso falar sem ajuda tornar-se muito difícil. Fala e terapia de linguagem pode ajudar a:

Fazer sua voz mais alto e som mais natural

Certificar-se de que você pode ser entendido (nas fases posteriores você pode precisar de algo para ajudar, como um amplificador de voz, embora existam diferentes tipos de auxílio)

Verifique se você pode engolir bem o suficiente e que você está fazendo isso de forma segura.