Aqui estão algumas perguntas e respostas comuns que os cuidadores perguntam sobre osteoporose e seus pais idosos:
Minha mãe já teve uma fratura. É tarde demais para falar com meu médico sobre osteoporose?
Nunca é tarde demais. Idealmente, você deve conversar com seu médico durante a recuperação de sua mãe sobre se ela poderia ser uma candidata para uma avaliação de osteoporose. Mas mesmo que a fratura tenha curado, ela pode ser avaliada e começar a tomar medidas para proteger seus ossos.
Que tipo de médico que eu deveria ver para a obtenção de uma avaliação da osteoporose?
Muitos tipos diferentes de médicos podem avaliar e tratar a osteoporose. Comece com o seu clínico geral ou o médico ortopedista da fratura do seu ente querido. Ele ou ela provavelmente será capaz de realizar a avaliação e pode, em seguida, encaminhá-lo para um especialista, como um endocrinologista ou reumatologista, se você precisar de tratamento.
O que uma avaliação da osteoporose envolve?
Uma coisa que o seu médico vai fazer é perguntar sobre o histórico médico de seus parentes e estilo de vida para determinar se ele / ela tem fatores de risco para a osteoporose. Alguns dos fatores que aumentam o risco de desenvolver osteoporose incluem: história pessoal ou familiar de fraturas; baixos níveis do hormônio estrogênio ou testosterona; e o uso de certos medicamentos, tais como glicocorticóides ou medicamentos anticonvulsivantes, que podem contribuir para a fragilidade óssea. Seu médico também pode querer testar o sangue ou urina do seu pai idoso e pode sugerir que ele / ela realize um teste de densidade mineral óssea.
O que é um teste de densidade mineral óssea? É doloroso?
Um teste de densidade mineral óssea (DMO) é a melhor maneira de determinar a integridade do osso. Testes de DMO podem identificar a osteoporose, determinar o risco de fraturas (ossos quebrados) de sua pessoa idosa, e medir a resposta ao tratamento da osteoporose.
O teste de densidade mineral óssea mais amplamente reconhecido é chamado de absortometria de raio-x de dupla energia ou o teste DXA. É indolor: um pouco como fazer um raio x, mas com muito menos exposição à radiação. Ele pode medir a densidade óssea no quadril e coluna vertebral. O teste é seguro e fácil, e leva cerca de 15 minutos ou menos para completar. Para um teste DXA, o seu pai idoso será solicitado a deitar sobre uma mesa, enquanto uma máquina acima mede a densidade óssea. Alguns planos de seguros privados irão abranger testes ordenados por um médico.