Quando alguém sofre da audição, é difícil (e frustrante) para eles se comunicarem eficazmente com os outros. Embora haja uma variedade de dispositivos de assistência disponíveis para tornar o som mais alto, é mais importante que as técnicas de comunicação adequada sejam praticadas a fim de maximizar o desempenho da audição (ouvir e compreender). Aqui estão algumas dicas que você pode usar quando se fala com alguém que tem um problema de audição.
Obter a sua atenção
Obtenha a atenção do ouvinte antes de falar. Dê-lhes um tema relacionado com a conversa para que eles tenham uma melhor compreensão do que esperar.
Reduza o ruído de fundo
Tente eliminar o máximo de ruído de fundo possível. Durante as conversas, desligue o rádio ou televisão. Quando você está em restaurantes e reuniões sociais, escolha os assentos ou áreas de conversação longe de áreas mais cheias ou ruidosas.
Falem um de cada vez
Tente certificar-se que apenas uma pessoa fala de cada vez. Inclua as pessoas com perda auditiva na conversa, mas não fale encima da fala dela.
Fale claramente
Encare a pessoa e fale com clareza. Fale a uma velocidade razoável. Não esconda sua boca, não coma ou masque chiclete.
Falar alto
Fale um pouco mais alto do que o normal, mas não grite. Tente anunciar suas palavras de forma clara e esteja consciente do volume de sua voz.
Repita você mesmo
Não é incomum para uma pessoa com perda auditiva agitar a cabeça ao ouvir como se eles entendem o que você disse. Pergunte-lhes se o entenderam a informação e, se necessário, repita-se.
Reformule
Reformule a sua declaração em frases curtas, mais simples, se parece que você não está sendo compreendido.
Utilize boa iluminação
Fique sob boa iluminação, use expressões faciais e olhe para o rosto da pessoa enquanto fala. Mesmo se o indivíduo com perda auditiva nunca estudou a leitura labial, eles podem ganhar uma grande quantidade de informações olhando para quem fala e observarem a linguagem corporal.
Seja compreensivo
Se você se sentir frustrado tentando falar com alguém com perda auditiva, pense por um minuto como deve ser para eles. Tente tornar mais fácil para eles com alteração de palavras ou declarações reformuladas.
Tanto quanto você quer que a pessoa com deficiência auditiva escute o que você tem a dizer, como eles querem ser capazes de ouvir, entender e participar. Lidar com a perda de audição requer esforços cooperativos. Se você acha que alguém que você ama tem um problema de audição, sugira consultar um médico para um teste de audição.