Com o avançar da idade de seus pais, eles ficam mais suscetíveis  a doenças de pulmão. Muitos idosos experimentam dificuldade respiratória à medida que envelhecem. Compreender como os pulmões trabalham auxilia os cuidadores a estabelecer as melhores formas de ajudar.

Doença pulmonar refere-se a qualquer doença ou distúrbio em que os pulmões não funcionam adequadamente. Doença pulmonar é a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos, responsável por um em cada sete mortes. Algumas doenças pulmonares incluem: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), fibrose pulmonar, embolia pulmonar, pneumonia e câncer de pulmão.

Como funcionam os pulmões

Os pulmões são órgãos no peito que permitem que o seu corpo absorva oxigênio a partir do ar. Eles também ajudam a remover o dióxido de carbono (um gás residual que pode ser tóxico) do seu corpo. O consumo de oxigênio e a remoção do dióxido de carbono dos pulmões é chamado troca gasosa. A troca gasosa é parte da respiração. A respiração é uma função vital da vida; ele ajuda seu corpo funcionar corretamente.

O sistema respiratório é um grupo de órgãos e tecidos que ajudam a respirar. Os principais elementos deste sistema são as vias respiratórias, os pulmões e vasos sanguíneos ligados, e os músculos que permitem a respiração.

As vias aéreas são tubos que transportam o ar rico em oxigênio para os pulmões e dióxido de carbono, um gás residual, para fora dos pulmões.

As vias aéreas incluem:

  • Nariz e passagens de ar ligadas chamado cavidades nasais
  • Boca
  • Laringe, ou caixa de voz
  • Traqueia
  • Tubos chamados brônquios ou brônquios, e seus ramos

Ar primeiro entra no corpo através do nariz ou da boca, o que umedece e aquece o ar. ( o ar seco e frio pode irritar os pulmões). O ar, em seguida, viaja através da caixa de voz para baixo, pela traqueia.

A traqueia se divide em dois brônquios que entram nos pulmões. A ponta fina de tecido chamado  epiglote fecha a traqueia quando você engole. Isto impede que o alimento ou bebida de entrar nas passagens de ar que levam aos pulmões.

Exceto a boca e algumas partes do nariz, todas as vias aéreas tem pelos especiais chamados cílios, que são revestidos com muco pegajoso. Os germes aderem na armadilha dos cílios assim como outras partículas estranhas que entram suas vias respiratórias quando você respira o ar. Estes pelos finos depois varrem as partículas até ao nariz ou boca. Lá, eles são engolidos, tossidos ou espirrados para fora do corpo. Pelos do nariz e saliva boca também capturam partículas e germes.

Funcionamento pulmonar em idosos: O que é normal?

Pulmões e vasos sanguíneos juntos fornecem oxigênio para o corpo e removem o dióxido de carbono. Os pulmões encontram-se em ambos os lados do esterno e preenchem o interior da cavidade torácica. O pulmão esquerdo é ligeiramente menor do que o pulmão direito para permitir espaço para o coração.

Dentro dos pulmões, o ramo brônquios em milhares de pequenos tubos, mais finos chamados bronquíolos. Estes tubos terminam em cachos de pequenos sacos de ar redondas chamadas alvéolos.

Cada um destes sacos de ar é coberto em uma malha de vasos sanguíneos minúsculos chamados capilares. Os capilares conectam-se a uma rede de artérias e veias que movem o sangue através de seu corpo. A artéria pulmonar e seus ramos fornecer sangue rico em dióxido de carbono (e falta de oxigênio) para os capilares que circundam os sacos de ar. Dentro dos sacos de ar, o dióxido de carbono se movimenta a partir do sangue para o ar. O oxigênio do ar move-se para o sangue nos pulmões.

O sangue rico em oxigênio, em seguida, viaja para o coração através da veia pulmonar e seus ramos. O coração bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. Os pulmões são divididos em cinco seções principais chamadas lobos. Algumas pessoas podem precisar ter um lóbulo do pulmão doente removido. No entanto, eles ainda podem respirar bem com o resto de seus lobos pulmonares.

Músculos utilizados para respirar

Os músculos perto dos pulmões ajudam a expandir e contrair os pulmões para permitir a respiração. Estes músculos incluem o:

Diafragma

Músculos intercostais

Músculos abdominais

Músculos na área do pescoço e clavícula

O diafragma é um músculo em forma de cúpula, localizado abaixo seus pulmões. Ele separa a cavidade torácica a partir da cavidade abdominal. O diafragma é o principal músculo usado para a respiração.

Os músculos intercostais estão localizados entre as costelas. Eles também desempenham um papel importante em ajudar você a respirar.

Abaixo do diafragma são os músculos abdominais. Estes ajudá-lo a respirar para fora quando você está respirando rápido (por exemplo, durante a atividade física). Músculos do pescoço e da área da clavícula o ajudam a respirar quando outros músculos envolvidos na respiração não funcionam corretamente, ou quando a doença pulmonar prejudica a sua respiração.