A insônia é a queixa de sono mais comum em qualquer idade. Ela afeta quase metade dos adultos com 60 anos ou mais.

Se o seu amado tem insônia, ele / ela podem enfrentar qualquer um, ou qualquer combinação, dos seguintes sintomas.

  • Levar um longo tempo – mais de 30 a 45 minutos – para adormecer
  • Acordar muitas vezes durante a noite
  • Acordar cedo e ser incapaz de voltar a dormir
  • Acordar sentindo-se cansado e incapaz de funcionar bem durante o dia

bed-890579_1280cama

O que causa Insônia entre os idosos?

A insônia, durando menos de um mês de prazo, pode resultar de uma condição médica ou psiquiátrica. Ou pode ocorrer após uma alteração de circunstâncias pessoais, como a perda de um ente querido, a mudança de residência ou de ser hospitalizado. Se insônia dura mais tempo do que um mês, considera-se crônica, mesmo se a causa original foi resolvida.

Muitos fatores podem causar insônia. No entanto, a razão mais comum dos adultos mais velhos acordarem durante a noite é para ir ao banheiro. O aumento da próstata nos homens e problemas de incontinência nas mulheres são muitas vezes a causa. Infelizmente, o acordar para ir ao banheiro durante a noite também coloca os idosos em maior risco de queda.

Os distúrbios que causam dor ou desconforto durante a noite, tais como azia, artrite, menopausa e câncer também podem causar a perda de sono. Condições médicas, como a insuficiência cardíaca e doença pulmonar pode tornar mais difícil para dormir durante a noite, também.

Condições neurológicas tais como a doença de Parkinson e demência são muitas vezes uma fonte de problemas de sono, assim como as condições psiquiátricas, como a depressão.

Embora a depressão e insônia sejam muitas vezes relacionados, não está claro qual causa qual.

Muitas pessoas mais velhas também têm hábitos que tornam mais difícil obter uma boa noite de sono. Eles podem cochilar mais frequentemente durante o dia ou não se exercitam o devido. Gastar menos tempo ao ar livre pode reduzir sua exposição à luz solar e perturbar o seu relógio biológico circadiano e seu ciclo de sono. Beber mais álcool ou cafeína pode mantê-los acordados ou perder o sono.

Além disso, conforme as pessoas envelhecem, o seu sono e padrões de vigília tendem a mudar. Os adultos mais velhos geralmente tornam-se mais sonolentos no início da noite e acordados no início da manhã. Se eles não ajustam seus horários de deitar a essas mudanças, eles podem ter dificuldade em dormir ao deitar.

Por último, muitos adultos mais velhos tomam uma variedade de medicamentos diferentes, que podem afetar negativamente o seu sono. Muitos medicamentos têm efeitos colaterais que podem causar sonolência ou afetar o funcionamento diurno.

Há uma série de terapias disponíveis para ajudar seu / sua amada adormecer e permanecer dormindo. Tente limitar o ruído excessivo e / ou luz no ambiente de sono. Ou, limitar o tempo gasto na cama enquanto não dormir, e usar luzes brilhantes para ajudar com problemas de ritmo circadiano. Ritmo circadiano é o nosso relógio biológico interno de 24 horas que é afetado pela luz solar.

As técnicas de relaxamento também podem ser úteis para reduzir as tensões físicas e emocionais que podem interferir com o sono. Existem também terapias cognitivas destinadas a mudar atitudes e preocupações de pessoas possam ter sobre insônia e não serem capazes de dormir bem.

Alguns especialistas acreditam que medicamentos também podem ser úteis no início do tratamento, e se necessário, o seu amado pode usá-los de vez em quando se você tem problemas para adormecer.