O plano de tratamento para o câncer depende principalmente do tipo de câncer e do estágio da doença. Os cuidadores devem discutir todas as opções com o médico dos seus pais. As opções de tratamento incluem:

Cirurgia

Na maioria dos casos, o cirurgião remove o tumor e algum tecido em torno dele. Removendo o tecido próximo pode ajudar a prevenir o tumor do câncer de voltar a crescer. O cirurgião também pode remover alguns gânglios linfáticos próximos. Os efeitos colaterais que seus pais idosos vão experimentar dependem principalmente do tamanho e localização do tumor e do tipo de operação. É preciso tempo para a cura após a cirurgia. O tempo necessário para a recuperação é diferente para cada tipo de cirurgia e irá variar para sua mãe ou pai sênior. É comum que eles sintam-se cansados ou fracos por um tempo. A maioria das pessoas se sentem desconfortáveis nos primeiros dias após a cirurgia. No entanto, a medicina pode ajudar a controlar a dor.

Antes da cirurgia, os cuidadores devem discutir o plano para alívio da dor com o médico ou enfermeiro. O médico pode ajustar o plano se os seus pais idosos precisam de mais alívio para  dor. Algumas pessoas temem que a cirurgia (ou mesmo uma biópsia) de câncer espalhe a doença.

Isso raramente acontece. Cirurgiões usam métodos especiais e tomam várias medidas para evitar que as células cancerosas se espalhem. Por exemplo, se eles devem remover o tecido de mais de uma área, eles usam ferramentas diferentes para cada um. Essa abordagem ajuda a reduzir a chance de que as células cancerosas se espalhem para o tecido saudável. Da mesma forma, algumas pessoas se preocupam que a exposição de câncer para o ar durante a cirurgia fará com que a doença se espalhe. Isso não é verdade. O ar não faz a propagação do câncer.

Terapia de radiação

Radioterapia utiliza raios de alta energia para matar células cancerosas. Os médicos usam vários tipos de terapia de radiação. Algumas pessoas recebem uma combinação de tratamentos:

Radiação externa: a radiação provém de uma grande máquina fora do corpo. A maioria das pessoas vão a um hospital ou clínica para tratamento 5 dias por semana, durante várias semanas.

Radiação interna: a radiação provém de material radioativo colocado em sementes, agulhas ou finos tubos de plástico que são colocados dentro ou perto do tecido. Geralmente, o paciente permanece no hospital. Os implantes geralmente permanecem no local por vários dias.

Radiação sistêmica: a radiação provém de líquido ou cápsulas contendo material radioativo que viaja por todo o corpo. O paciente engole o líquido, ou cápsulas, ou recebe uma injeção. Este tipo de terapia de radiação pode ser usado para tratar o câncer ou controlar a dor do câncer que se espalhou para os ossos. Apenas alguns tipos de câncer estão atualmente sendo tratados desta forma.

Os efeitos secundários da radioterapia dependem, principalmente, da dose e do tipo de radiação que você recebe e a parte do seu corpo que é tratada. Por exemplo, a radiação para o abdome pode causar náuseas, vômitos e diarreia. Sua pele na área tratada pode tornar-se vermelha, seca e macia. Os seus pais idosos também podem perder o cabelo na área tratada. Sua mãe ou pai podem tornar-se muito cansados durante a radioterapia, sobretudo nas últimas semanas de tratamento. O descanso é importante, mas os médicos geralmente aconselham os pacientes a tentar permanecer tão ativo quanto puderem.

Felizmente, as maiorias dos efeitos secundários desaparecem com o tempo. Entretanto, existem maneiras de reduzir o desconforto. Se sua mãe ou pai sofre um efeito colateral que é especialmente grave, o médico pode sugerir uma pausa no seu tratamento.

Quimioterapia

A quimioterapia é o uso de drogas que matam as células cancerosas. As maiorias dos pacientes recebem quimioterapia por via oral ou através de uma veia. De qualquer maneira, os fármacos entram na corrente sanguínea e podem afetar as células cancerosas por todo o corpo. A quimioterapia é geralmente dada em ciclos. Pessoas recebem o tratamento durante um ou mais dias. Então eles têm um período de recuperação de vários dias ou semanas antes da próxima sessão de tratamento. A maioria das pessoas tem o seu tratamento em uma parte ambulatorial do hospital, no consultório do médico, ou em casa. Alguns podem precisar ficar no hospital durante a quimioterapia. Os efeitos secundários dependem, principalmente, dos fármacos e da dose. As drogas afetam as células cancerígenas e outras células que se dividem rapidamente:

  • As células do sangue: Quando as drogas danificam as células sanguíneas saudáveis, você fica mais propenso a contrair infecções, machucar-se ou sangrar com facilidade, e pode se sentir muito fraco e cansado.
  • As células das raízes do cabelo: A quimioterapia pode causar queda de cabelo. Seu cabelo vai crescer de volta, mas pode ser um pouco diferente em cor e textura.
  • As células que revestem o aparelho digestivo: A quimioterapia pode causar falta de apetite, náuseas e vômitos, diarreia, ou feridas na boca e nos lábios. Embora os efeitos secundários da quimioterapia possam ser penosos, a maioria deles são temporários. O seu médico normalmente pode tratar ou controlá-los.