Problemas de audição não acontecem apenas para os muito velhos. Cinquentões , bem como seus pais, precisa prestar atenção à saúde do ouvido. Trabalhar com seu otorrinolaringologista é importante para diminuir o risco de problemas no caminho. Considerando a importância da manutenção do ouvido, senti que deveríamos procurar algum aconselhamento médico sobre o que deve e não deve fazer para ter uma melhor chance de manter a nossa capacidade auditiva.

Leah Korkis, BSN, RN, que atualmente cursa um mestrado em enfermagem como uma Enfermeira especialista em adultos e cuidados geriátricos, generosamente concordou em nos ensinar. Leah atualmente trabalha na Universidade da Califórnia de Saúde, onde ela cuida de adultos e pacientes geriátricos.

Leah me diz que pouco esforço podemos ter um bom caminho para manter os nossos ouvidos em boa forma. A seguir estão os cinco dicas principais:

Mantenha o som lá em baixo! ruídos altos podem prejudicar a audição. A regra de ouro para evitar perda auditiva induzida por ruído é a regra 60/60. Por exemplo, ouvir a sua música em não mais de 60% do volume máximo por não mais de 60 minutos ao dia. Ao evitar sons altos por períodos prolongados de tempo, vai permitir que os seus tímpanos descansem.

Falou o quê? Se você tem que pedir a alguém para dizer algo mais do que uma vez, peça-lhe para falar mais baixo, em vez de mais alto. Com o tempo, as frequências de som mais elevadas não vibram o nosso tímpano tão facilmente quanto as inferiores. Pedir a alguém para falar em um tom mais baixo – especialmente mulheres ou crianças -pode tornar mais fácil para continuar uma conversa que não é compartilhada com toda a sala.

Cera dentro, cera fora. Cera protege as áreas mais profundas de nossos ouvidos a de partículas de sujeira capturadas, poeira e bactérias. Para a manutenção regular, use uma toalha ou tecido para limpar dentro e ao redor da parte externa do ouvido. Nunca use cotonetes, ou objetos pontiagudos, que podem ferir o canal auditivo ou tímpano. Em algumas pessoas, o excesso de cera pode acumular-se e causar desconforto, coceira e perda parcial da audição e pode levar à infecção. Se você está tendo algum destes sintomas, consulte um médico para dar uma olhada com um otoscópio. Só vai demorar alguns minutos para eles limparem a cera, deixando-o completamente limpa e livre de sintomas, caso indicado.

Alguém chamou um médico? As infecções de ouvido podem causar muitos problemas dentro do espaço confinado de nossos ouvidos. Se deixada sem tratamento, as bactérias podem espalhar e romper o tímpano, ou corroer os ossos do ouvido médio, o que conduz à surdez. Se você notar sintomas de coceira, dor de ouvido, vermelhidão, secreção amarela, ou queimação, consulte o seu médico imediatamente. Isto é especialmente urgente se você já tem uma história de perda auditiva.

Para cima e para longe! Durante as viagens aéreas, traga algo como goma de mascar ou doces duros para promover a deglutição. Isso ajudará a aliviar a pressão que pode acumular-se durante a decolagem e pouso. Você também pode tentar um enchimento suave das bochechas com o nariz fechado por alguns segundos.

Leah faz suas dicas de forma divertida, mas ela é completamente séria quando se trata de saúde. Audição é necessário para o nosso bem-estar. Katherine Bouton, ex-editor do New York Times e autor de “Gritar não vai ajudar” e  “Living Better with Hearing Loss,”, argumenta sobre esta importante questão.

“Nós ouvimos com nosso cérebro”, Katherine me disse. “Se certas áreas do cérebro não estão sendo usadas para a compreensão da fala, elas serão assumidas por outras funções. Retreinar o cérebro para ouvir novamente uma vez que você começar a usar prótese auditiva pode ser trabalho duro.”

“Perda auditiva não tratada tem consequências graves”, ela continuou. “Isso leva ao isolamento e à depressão, o que contribui para o declínio cognitivo. Ela aumenta o risco de quedas em idosos, e há uma forte ligação estatística à demência. ”

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), as quedas são a principal causa de ambas as lesões fatais e não fatais em pessoas com mais de 65. As quedas podem causar lesões moderadas a graves, como fraturas de quadril e trauma na cabeça, e podem aumentar o risco de morte precoce. Cair muitas vezes pode ser um resultado de problemas de equilíbrio que podem resultar de problemas com o ouvido interno.

Rotinas de cuidados básicos são importantes para a nossa saúde global, especialmente à medida que envelhecemos. Trabalhe com o seu médico de cuidados primários ou um fonoaudiólogo para ter certeza de que você está fazendo o que você precisa fazer para proteger a audição.